Blog do Paullo Di Castro


segunda-feira, 27 de julho de 2009

Recesso total mesmo...

Na época em que mais pipocam denúncias contra o homem forte do Senado, quando se desvenda mais um buraco na administração pública daquela casa legislativa, os Atos Secretos, nossos representantes conseguem empurrar com a barriga em tempo de entrar no gozo de um descanso inapropriado, visto que o recesso de final de ano, tal qual as férias escolares, acontece em dezembro e janeiro, e juntamente com julho, temos três meses de paralisação absoluta das atividades parlamentares no Brasil. Sem contar os inúmeros feriados, que esticam facilmente.
Para o presidente da casa, que é o pivô da maioria das denúncias, o esfriamento causado por esse hiato pode ser benéfico, o tempo que ele precisaria para esfriar o caso e prosseguir em seu cargo de maneira inescrupulosa. Mas isso pode enfraquecer suas forças se a oposição continuar com um forte trabalho de bastidores e juntar nomes o suficiente para derrubar o todo poderoso da Congresso.
O senador do PSDB paranaense, Álvaro Dias parece disposto a isso. O rabo preso do Executivo pode atrapalhar seus planos, já que o PT recuou no apoio inicial das acusações. A velha história que se arrasta nos últimos mandatos presidenciais, é uma falácia de que não se pode governar sem o PMDB, daí ficam blindados os representantes dessa legenda, custe o que custar.
A última do Senado, mesmo em período de férias, é continuar retendo os protestos da população. O único veículo disponível para a participação popular nesse momento é através do site. E pasmem, se encontrou fora do ar entre o sábado e terça-feira, alegando manutenção de energia elétrica. Mesmo não sendo de fato uma negligência irresponsável, pequenas coisas como essa mostram o descaso para com o povo, justo em um período turbulento, estando parados ou não, vetam o maior instrumento de informação pública oficial. Isso sem contar que, quando no ar, faltam dados importantes para o conhecimento da população.
Espero que no retorno dos senhores senadores e deputados, as investigações não parem, os culpados sejam punidos, e a democracia respeitada, porque sem ouvir a nossa voz, cada vez mais deitarão e rolarão com o dinheiro público.


Um comentário:

  1. Com certeza, Paulo, o recesso é bem conveniente para estes senhores que só querem jogar esta batata quente chamada Sarney. O recesso é a melhor forma de esfriar o escândalo.

    Mas não podemos deixar isso acontecer. Temos que nos mobilizar pela própria Internet como pelo blog www.forasarney.com onde é possível deixar o seu protesto.

    ResponderExcluir