Blog do Paullo Di Castro


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Gripe Suína: O Brasil em alerta


A nova gripe chegou pra fazer um estrago nunca visto antes, nem sendo muito otimista pode-se pensar diferente após as últimos mortes causadas pelo que já se tornou uma epidemia no Brasil, e possivelmente a maior de todos os tempos. Vivemos uma instabilidade de uma infecção poderosa, agora literalmente, é salve-se quem puder!
O governo está dormindo no ponto. Por que a vacina só chegará no ano que vem? Que apoio faltou para ela já estar pronta, logo que os primeiros casos no mundo apareceram? Na Austrália já estão testando um protótipo de cura, os resultados só virão em outubro, mas estão bem à nossa frente, já que só temos previsão para maio do ano que vem, até lá quantos morrerão?
Já se foram 22, a metade só no Rio Grande do Sul, e vem subindo devegar, com uma morte no Paraná, 9 em São Paulo e uma no Rio. Não deve tardar muito aqui no Centro-Oeste, quando chegar no Norte e Nordeste então...
O fato é que a sociedade, mais uma vez tardamente está sendo alertada sobre os perigos da gripe. Os postos de saúde recebem de uma só vez uma demanda que não suporta, e a falta de informação alimenta o que pode se tornar de fato um verdadeiro caos na saúde pública. Em períodos assim, a informação é a melhor prevenção, antes que se precise remediar o incontrolável.
Desde abril o mundo já conhecia os efeitos devastadores da Influenza, e eu já usei esse espaço para demonstrar minha preocupação, e ainda creio que usarei novamente se um controle do qual nos distanciamos cada vez mais não for providenciado. O ministro Temporão precisa ser mais enérgico e providenciar medidas mais eficazes para combater esse terrível mal, porque ele é temporário, mas a Gripe pode não ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário