Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína: O mundo em alerta

A gripe chegou para fazer um estrago grande. O pânico provocado em cadeia pelo anúncio dos contaminados no México, com mais de 150 casos de mortes confirmadas, já tomou conta de tantos países, e, claro, tão cedo ou tarde chegariam as suspeitas ao Brasil.

É realmente de assustar esse efeito cascata que toma conta de cada vez mais países. Essa imagem de pessoas andando de máscaras, parece que estamos em um estado de calamidade pública mundial, e se de fato não for rapidamente controlada, ficaremos no mais terrível alerta vermelho.

Doenças como essas são muito difíceis de prevenir, na hora de remediar é muito pior o efeito devastador. A pequena prevenção que podemos fazer é a mesma de uma gripe humana comum, que inclusive pode leva a morte também, mas a soma de mais genes de outras gripes, com a aviária, pode fazer dessa nova epidemia a mais grave da história.

Um alerta preventivo é se cuidar bastante de nossa higiene, lavar sempre as mãos, proteger a face ao dar um espirro ou uma tosse, evitar os contágios simples de uma gripe para que ela não se torne maior e mais devastadora.

Estar em dia com a vacina da gripe, mesmo em muitos centros da saúde pública serem difíceis de obter, normalmente priorizam dar para crianças e idosos, o que não é errado, mas precisa-se de um maior empenho do governo para se divulgar a vacinação e assim ajudar a população em sua imunidade. Vale lembrar que a gripe suína atinge pessoas de imunidade forte.

Cabe a população se cuidar individualmente e ajudar que essa praga não se alastre. Dependemos de muito esforço das pesquisas científicas, da medicina, da segurança pública, dos órgãos mundias dessa competência para não entrarmos em um triste quadro de atingidos por essa doença letal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário