Blog do Paullo Di Castro


quinta-feira, 23 de abril de 2009

STF: Só Tapa Federal

A discussão entre o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes e o verborrágico Ministro Joaquim Barbosa nessa quarta-feira foi muito além da sala de reunião da casa jurídica de maior poder no país, como sempre lá vem Lula querer dar pitaco...
Desde o escândalo do mensalão, o Brasil percebeu a importância de um canal de televisão dentro de cada Poder Federal, acompanhando as reuniões, discursos, comissões, relatórios, e o que mas apimenta e rege a maneira rude de se fazer política: os bate-bocas entre nossos representantes.
Assim como a TV Senado foi importante naquele ocasião, pois expôs ao Brasil a podridão sendo revelada durante as CPMIs, a TV Justiça se fez presente para acompanhar o embate entre os magistrados e acendeu-se a discussão: É válido e relevante que sejam transmitidas os atos coletivos dos parlamentares e do Judiciário?
Partindo da premissa que o que se apresenta, discute, e se vota são a criação de leis e decisões e rumos que mudarão nossas regras de conduta e prática, não tenho dúvida: tem mais é que filmar tudo mesmo!
Parece que em sua intocáveis imagens, os membros máximos de nossa justiça se sentem vulneráveis apenas em ocasiões assim, quando sabem que estão expostos a quem depende de seus serviços. Em um debate em sala de aula, discutimos porque nem programas como o CQC, que já abriu precedentes incríveis ao confrontar e fazer uma cobertura diferenciada no Congresso Nacional, porque no Supremo, e em côrtes menores, não se criticam abertamente os figurões?
A esfera do ramo jurídico impõe posições que deixam as pessoas em posição de pouca humildade, os trâmites em que passam essa carreiras parecem blindar seus profissionais, com toda a morosidade de nossa justiça brasileira, ainda temos que aguentar o topete de quem participa do sistema que mais atrasa nossas vidas!
O Presidente Gilmar, como grande constitucionalista que é, vai apaziguando os ânimos de todos os líderes, mantendo a diplomacia e afirmando que nada abala a instância máxima das leis. Exaltados como estavam, é difícil ver lugar para os dois ali. Pelo salário que ganham, e reajustam como querem, podem se segurar um pouco, para o bem da Justiça Brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário