Blog do Paullo Di Castro


sábado, 1 de agosto de 2009

E dá-lhe Bolsa Esmola!


"Tem gente tão imbecil, tão ignorante que ainda fala: 'O bolsa-família deixa as pessoas preguiçosas porque quem recebe bolsa família não quer mais trabalhar." Com essa frase infeliz, nosso presidente da República vai contra o que ele mesmo disse anos atrás: falou que não bastava se entregar o anzol, era necessário ensinar a pescar. Agora pergunto: Com a política assistencialista do governo federal, quem aprende a pescar aqui?
A única pescaria que visualizei nos últimos anos foi a dos comandados do presidente, pescando o dinheiro público das maneiras mais criativas, capciosas e inescrupulosas que possam existir, com tanta farra sendo bancada pelos nossos bolsos, agora criticar a boquinha distribuída a torto e a direito é imbecilidade e ignorância.
Para reforçar o que escrevo, tenho que contar o caso de uma tia, que, tinha o marido internado por mais de um ano pelo SUS, sendo que tinha todas as suas funções vitais em pleno funcionamento, um belo dia foi pleitear passes de transporte urbano, o que, pela idade, de fato tinha direito. Até aí tudo bem, mas o que ela não esperava é que no mesmo lugar que buscou o benefício, mesmo sendo de órgãos diferentes, ofereceram a ela a mamata de contar com o Bolsa Família, apesar de ter casa própria e outro imóvel que aluga, agora conta com mais uma ajudinha do governo.
Isso mostra a distência das prioridades do governo entre valorizar a educação e o combate a fome. A instrução ao povo é abastecida hoje com míseros 2 bi anuais, através do Fundo de Manutenção do Ensino Básico (Fundeb), e com gritantes distorções na distribuição da verba para educação, além de falsas estatísticas divulgadas pela União, como se estivéssemos em constante progresso educacional, a analfabetização fosse quase inexistente.
Enquanto houver tanto favorecimento e poucos incentivos à qualidade de vida individual do cidadão, teremos cada vez mais pessoas encostatas, sacando seu dinheiro felizes por ter vindo de modo tão fácil, se não é o suficiente para ter de fato uma renda completa, a garantia de se ter esse pequeno valor, faz os favorecidos se acomodarem e não buscar crescer em seus estudos e qualificação profissional.
Lula se orgulha do país ter levado ao cargo máximo duas pessoas sem diploma, José Alencar, mesmo sem nível superior, tornou-se um empresário de sucesso antes de entrar na política (e depois também, claro!), já Lula, operário que pouquíssimo trabalhou, conseguiu logo ser sustentado por um acidente de pouca relevância, e fez da política sua única profissão. Não tiro o valor do presidente, sua habilidade de articulação em todas as classes sociais e progressos econômicos, etc. Agora, se quem dá esmola não tira ninguém do sinaleiro, porque dar uma verba vitalícia tiraria alguém do comodismo, que oportunidades concretas de melhora de vida essas pessoas podem receber? Um cartão para se sacar todo mês não pode ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário