Blog do Paullo Di Castro


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Prêmios pra que te quero

Ontem foi dia de mais uma premiação da música brasileira, ao lado do VMB, da MTV, o Prêmio Multishow é a maior cerimônia que concede aos artistas, de música pop, com pouquíssimas variações de gênero, algumas estatuetas para categorias diversas, que inovam muito timidamente, muitas caras repetidas ano após ano: O retrato do mainstream brasileiro.
No prêmio da MTV, a falta de inovação é pior. Inventaram a categoria "Banda dos Sonhos", fiquei animado em ver instrumentistas variados sendo reconhecidos. Até ver a mesma banda sendo formada por três anos: Pitty, Edgard Scandurra (Fabrício-Hateen), Champignon, Japinha. Aí a emissora decidiu tirar o voto do público e fazer um corpo de jurados, resultado: Marcelo D2 melhor vocalista! rsrs. Ficou claro que é uma categoria que não tem valor técnico de escolha.
O Multishow, parece que ecoa os artistas que se apresentam na Globo, principalmente no Faustão, Altas Horas e Jô Soares. As ligações são óbvias, mas não se restringem só aos músicos, mas também a atores e apresentadores, todos com a exposição bem acentuada para a poderosa vender bem seu peixe.
Os dois canais poderiam continuar criando categorias para valorizar o que não seja produtos de gravadoras, produtores e empresários artísticos. Dar destaque para vídeos caseiros, de músicas autorais independentes, paródias, animações, enfim, valorizar as boas idéias em favor da arte. É o ponto mais positivo da festa glamurosa que armam.
Ver as mesmas bandas subindo no palco e agradecendo com as nomenclaturas f***, p****, c******, achando que estão abafando é duro de se ver, mas parece inevitável, visto que como bonecos das maiores mídias músicais, estão lá para causarem impacto no público, nada melhor que linguagem chula, pose de mau e visual descolado, isso é a música pop brasileira!
Bendita inclusão digital, que nos proporcional escutar o que quisermos no vasto mundo cyber-virtual, descobrir um som novo e de bom gosto no myspace, é muito melhor que ver a trinca Frenso, NX0 e Strike se dando bem mais uma vez na MTV. Democratização musical é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário