Blog do Paullo Di Castro


quinta-feira, 5 de março de 2009

Sujo com o mal lavado

O Maranhão de terras quentes, famoso por seus deslumbrantes lençóis de areia e de sua música reggae, desta vez vira palco de uma gangorra do poder, que mancha ainda mais sua já conturbada história política. Não bastasse uma longa briga para se dividir o estado, com inconciliáveis diferenças, que devem proporcionar nos próximos anos a formação de Maranhão do Norte e Maranhão do Sul. A família Sarney, por muito anos foi absoluta naquelas terras.

Depois do velho cacique José, agora sua filha, herdeira legítima de seu "trono", após sofrer a segunda derrota em sua carreira (a primeira foi a denúncia de corrupção de seu marido que a impediram de sair como nome forte para a presidência da República), no governo do estado, agora vê a chance de abocanhar de novo o cargo máximo do Maranhão, após o atual governador Jackson Lago ser cassado pelo TSE por usar a máquina do governo em sua campanha em 2006. Roseane, sabe que não pode se empolgar, mesmo com a saúde debilitada, o que certa vez não a impediu de ir votar a favor da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), mesmo em uma cadeira de rodas e tomando soro. Agora, precisa de frequentar mais um hospital para depois triunfar no cargo que tanto almejou.

O velho Sarney está muito bem de volta à presidência do senado, para tanto, os conchavos políticos acabam de levar o sucessor de Sarney, primeiro votado pelo voto democrático e também o primeiro excluído do cargo por impeachment, Fernando Collor de Mello, o novo responsável pela pasta da Infra-estrutura do Senado. Sua escalada de volta ao poder cresce vertiginosamente, principalmente após perder seus direitos políticos por vários anos.

Enquanto isso, alguns deputados se mobilizam em uma causa mais nobre: encontrar caminhos para o combate à corrupção política. São eles: Arnaldo Jardim (PPS-SP), Fernando Gabeira (PV-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Raul Henry (PMDB-PE), Rita Camata (PMDB-ES), Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) e Paulo Ruben Santiago (PDT-PE). Eles formam uma comissão que buscam alternativas para um controle rígido da gastança dos congressistas. Após o afastamento de ocupantes dos mais confiáveis cargos das duas casas, resta confiarmos em iniciativas como essa, e de sites como o http://www.transparencia.org.br/, que não deixam nada passar em branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário