Blog do Paullo Di Castro


segunda-feira, 2 de março de 2009

Orquestra globalizada


Achei fantástica a iniciativa da Orquestra virtual do You Tube. De tantos videozinhos toscos que muitas vezes sem querer nós vemos, surge uma impecável sinfonia que reunirá músicos de todo o mundo, tocando afinadíssimamente uma ópera feita para o mundo cybernético.


O melhor ainda foi ver duas brasileiras classificadas para os trinta eleitos de todas as partes do planeta. Larissa Mattos e Irina Kodin nos enchem de orgulho, em um país onde a carreira musical ainda é tratada com descaso, principalmente em música clássica.


Certa vez ouvi de um grande maestro e violinista radicado em Goiânia, que, ao ser indagado em um luxuoso estádio da europa durante um jogo, como os brasileiros se desempenham em música clássica, ele respondeu que tal qual os europeus daquele pequeno país jogam futebol, traduzindo: deixam muito a desejar.


Mas mesmo com o apoio tão restrito das autoridades e empresariado, como a tecnologia pode proporcionar inclusão! Não seria nada fácil caminhos convenionais abrirem portas para as nossas conterrâneas (mesmo que uma seja natural da Bulgária, porém nossa cidadã), terem a chance de tocar no Carnegie Hall, em Nova York. Mas, através desse olhar fantástico, pode-se reunir pessoas de todos os lugares para falarem juntos a linguagem universal da música!


Espero que mais iniciativas dessas unam diferentes estilos para se fazerem músicas de todas as formas, lugares e abordagens possíveis! Uma "orquestra" de rock seria fantástico. Mesmo com o alto nível profissional que foi encarado essa empreitada, outras formas mais simples poderiam ser organizadas, para assim agregarem oportunidades para quem não possui muito mais que seu instrumento e um computador para mostrarem sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário