Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 4 de agosto de 2009

O dia em que o Brasil viu Goiás, sem tragédias...


A última segunda-feira foi um dia inesquecível para torcedores, jogadores e funcionários do Goiás Esporte Clube, na ocasião do lançamento do novo uniforme do verde, a diretoria preparou uma grande surpresa, que fez todo o Brasil abrir a boca e comentar sobre a maior contratação do futebol brasileiro em plena época de janela européia aberta: Fernandão, campeão do mundo com o Internacional estava de volta ao clube que o formou.
O matador chega para reviver uma dupla de sucesso com seu ex-companheiro de Internacional, Iarley. A briga pelo seu passe estava acirrada. O colorado gaúcho o dava como certo, além de São Paulo, Santos e Palmeiras sonherem em tê-lo no elenco. Mas foi do centro-oeste que saiu a confirmação, em tempos de debandada de grandes jogadores para fora do Brasil, Fernandão estava de volta.
O comentarista Lédio Carmona, em seu blog, fez o que pouquíssimos jornalistas fazem: foi o post mais democrático, justo, sensível e verdadeiro feito por um jornalista de Rio-São Paulo sobre um time de fora do eixo.
Como esmeraldino, estou juntamente com toda nossa torcida eufórico por essa grande contratação feita pelo Goiás. Isso foi uma atitude de quem quer alçar vôos altos em nível nacional, e com certeza chegaremos lá. O Goiás é um dos mais organizados, estruturados e bom pagador times do Brasil, e vai colhendo os frutos disso gradativamente. Estamos de maneira ininterrupta em toda última década na elite do futebol brasileiro, pouquíssimos, inclusive os grandes podem dizer isso.
O Goiás ainda surpreenderá muita gente, não só com um terceiro lugar, mas com resultados e títulos de encher os olhos, envergonhar goianos que torcem para times de fora, esses indivíduos vão ver que aqui existe futebol para competir de igual para igual com os grandes do Brasil, que se localizam a milhares de km e só visitam Goiânia uma ou duas vezes por ano, calar a boca da imprensa de má fé e levar a maior torcida do Centro-Oeste a viver dias de glória.
Quanto a frustração do Internacional, lembrem-se que Fernandão foi criado aqui, sua família está aqui, ele se projetou no futebol aqui e assim não existia lugar melhor para ele voltar. No colorado ele fez história, conquistou grandes títulos, mas o coração dele é ESMERALDINO!
Os torcedores do verde estão de um jeito que nunca vi, a comunidade oficial do orkut de minuto em minuto fala sobre Fernandão, tem torcedores que nem conseguiram dormir, outros já estão chamando o novo reforço de FernanDeus, aí já pegaram pesado, já vira fanatismo irracional.
O trabalho da diretoria do Goiás foi fantástico. Trabalharam muito bem nos bastidores, quando assumiu a presidência do clube, o médico Syd de Oliveira Reis prometeu em dois anos de gestão o título nacional. O caminho mais fácil parecia a Copa do Brasil, mas após ser eliminado pelo Fluminense nas oitavas de final com dois empates, o Brasileirão parecia muito distante, e hoje, no meio da competição, o verdão é o terceiro colocado, o time que mais ganhou fora de casa, 60% de aproveitamento e outros números que brindam uma bela campanha do Goiás e o fazem ser reconhecido como nunca foi.
Os desafios continuam, o trabalho está sendo bem feito, e tudo o que se espera agora são títulos, alegrias, Serra Dourada cheio e uma mudança de cultura no futebol nacional.


Nome: Fernando Lúcio da Costa
Posição: atacante
Origem: Goiânia-GO
Idade: 31 anos (18/03/1978)
Altura: 1,90m
Peso: 85kg

Clubes:

1997-2001: Goiás
2001-2004: Olympique de Marselha-FRA
2004: Toulouse-FRA
2004-2008: Internacional
2008: Al-Gharafa-CAT

Títulos:

Campeonato Goiano: 1996, 1997, 1998, 1999, 2000
Copa Centro-Oeste: 2000, 2001
Campeonato Gaúcho: 2005, 2008
Copa Libertadores: 2006
Mundial de Clubes: 2006

Seleção Brasileira:

Uma partida: 27/04/2005 (Guatemala)

4 comentários:

  1. É isso aí, Paulo. Ótimo texto jornalistico, cara.
    O campeonato já estava legal, mesmo com os mais importantes jogadores fora do time (dep. médico e suspensão)... Mas agora, agora não tem nada que impede! O CÉU É O LIMITE!

    O mais legal disso tudo é que a torcida e o clube (diretoria e elenco) estão com os ânimos nas alturas. Agora temos confiança, nomes, colocação e VONTADE. Não tem ninguém que não está muito contente com essa contratação. E, Paulo... Espero que no final do ano possa vir aqui e fazer um comentário no seu post sobre A CAMPANHA HISTÓRICA DO VERDÃO!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rafa!
    A torcida vive um momento de glória, só comparado com a Libertadores em 2006, e com certeza, vai ser só o começo da coroação que essa equipe do Goiás nos trará. Tá anotado, em dezembro Deus quiser teremos um post: A CAMPANHA HISTÓRICA DO VERDÃO!
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Fernandão realmente é uma referência no futebol; para mim, joga como poucos. Gosto do estilo de jogo, apesar de não ser o meu perfil favorito (que aprecio jogadores com mais movimentação, como L. Fabiano e David Villa), mas não nego que é um atacante bom no ar ou no chão.
    E de fato... surpreendeu o país inteiro, e fez os grandes morrerem de inveja. Mas não concordo com o fato de criticarem goianos que torcem para times de outros Estado, simplesmente pq não torcemos com a razão, mas com o coração.
    Não dá para explicar como gostamos de um time, como começamos a torcer, simplesmente gostamos e daí... entendo que largar, é a traição maior.
    Mas inegável que é uma grande contratação! Espero que reedite o sucesso que a dupla fez no Colorado!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Grande Thiago! Obrigado pelo comentário!
    Quanto ao bairrismo, é uma questão delicada, como você falou, muito mais emocional, e sem trabalhar com a razão, fica mais difícil. Aqueles que o pai influenciam, ou outro fator o leva a torcer desde criança para um time de fora, fica complicado largar essa paixão. Existe os mistos e os torcedores do eixo puro sangue. Ambos deveriam olhar com carinho pra sua terra e divulgar os valores daqui, o que passam pelos times de futebol. Ninguém ajuda o estado de Goiás em nada ao torcer para alguém de fora, já investindo, indo ao estádio e comprando produtos oficiais, nossa economia gira e favorece a força do nosso estado. Deixo um artigo muito bacana sobre isso do repórter André Rodrigues: http://www.radio730.com.br/andrerodrigues/?p=356
    abraço

    ResponderExcluir