Blog do Paullo Di Castro


sábado, 13 de junho de 2009

Religião se discute! E se pratica...


Acabo de ler uma reportagem no portal G1 sobre jovens religiosos, repercutindo uma matéria da revista Época. Sempre fico com a orelha em pé quando a imprensa tenta tratar religião. Parece ser uma pauta para se criar polêmica, que jamais deixaria um leitor meramente informado, e iria denegrir a imagem de qualquer divisão religiosa.
Falo isso pelo fato da palavra religião ser tratada como um mito, e receber uma redoma para não ser atingida, muito menos agir com preconceito, infelizmente é uma palavra bastante desgastada em nossa sociedade, e para o dito grupo dos protestantes, sobram mais dois termos que os rotulam e não contribuem para expressar sua fé: evangélicos e gospel.
É interessante descobrir novas vertentes do cristianismo, ver uma certa abertura agregar gente que normalmente não frequentaria nenhuma reunião com cunho religioso, mas o perigo de se perder o foco dos ensinos e preceitos de uma identidade baseada na fé é real, ganhar multidões não significa passar a mensagem de forma coerente e ganhar vidas.
Falar que política e religião não se discutem é tapar o sol com a peneira, na política se não houver discussão, o quadro atual não mudará nunca, elegeremos os mesmos e eles cometerão os mesmo deslizes, na religião, se cada um não puder defender sua crença, ninguém poderá fazer diferença na vida de ninguém.
O título da revista vem naquele chamariz da cultura contemporânea: Deus é POP. Desde que Humberto Gessinguer resolver deixar o Papa pop, parece que qualquer figura de agregação de massa é pop, até Deus. Então não precisa de nenhuma atenção especial para se entender o que se prega, vira tudo pop e aceita-se tudo e todos.
Nietzsche foi um grande pensador, estabeleceu conceitos importantes para o pensamento humano, porém, ao afirmar que Deus está morto, desistiu de pensar e quis entregar ao homem, mesmo com tanta limitação e pequenês, o título de dono do mundo. Só queria que ele mostrasse a data e o local de morte de Deus.
Enfim, a matéria foi bem feita, o crescimento de adesões jovens a certas igrejas é um fato relevante, e tem em seu ponto mais positivo a entrega do tempo e carinho dos fiéis à sociedade, além do fato de não estarem cometendo atrocidades, como os muitos cabeças vazias fazem por aí, principalmente com muito álcool no sangue.
Mais importante que se praticar uma religião, não por modismo, mas por convicção, é se entregar e cumprir o maior mandamento de Deus na Bíblia Sagrada: Amar Ele sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Pra isso, tem que se doar amor, maior que a fé e a esperança, o que nos faz dignos de ser humanos, e passar um pouco do melhor que temos.
Para saber mais sobre isso, acesse o site: http://www.lovesa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário