Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 23 de junho de 2009

Carga Tributária do Brasil: Vergonha Nacional

Após estar mais tranquilo em relação ao fim da obrigatoriedade do diploma para jornalistas, (pouca coisa vai mudar), me concentro em outros problemas que realmente afetam nossa sociedade, a carga triubutária é uma das piores, transcrevo abaixo parte do artigo do deputado Ronaldo Caiado sobre o assunto:

"Essa semana deve ser votado projeto que tramita há anos na Casa: o PL 1472-A de 2007, que tem a finalidade de esclarecer ao consumidor qual o preço real daquele produto que ele está adquirindo e os impostos que pesam no preço final. Só para se ter uma ideia, o brasileiro trabalha 147 dias por ano apenas para pagar impostos. Ou seja: de 1 de janeiro à 27 de maio, o brasileiro trabalha somente para impostos. Esse projeto dá ao consumidor a possibilidade dele entender o volume da carga tributária sobre cada produto. Com isso, o cidadão pode ver o absurdo que paga ao comprar um quilo de arroz, de feijão, ao colocar gasolina no seu carro. Essa tomada de consciência possibilita também que as pessoas exijam seus direitos, como a reversão desses impostos em melhorias para a sociedade, investimentos na saúde, educação e saneamento. A carga tributária soma até 40% do PIB. Esse PL é altamente didático e seria uma forma de conscientizar a sociedade e propor a partir daí uma verdadeira reforma tributária."

Falar o que sobre isso? Em mais de um terço do ano trabalhamos somente para arcar com a máquina do governo. Isso para nossos parlamentares nomearem seus parentes, construírem castelos, fazerem lobbys de todo o tipo, abrirem contas em paraísos fiscais, e o pior de tudo: destinando verbas insuficientes para as necessidades vitais da população. Se o serviço público nos atendesse de forma precisa e digna, poderia destinar metade do ano para a carga tributária, sem problemas. E a tão falada Reforma Tributária que não vem?
Diante disso, quero entrar fundo na campanha "Não reeleja ninguém. Para se fazer uma varredura no Congresso Brasileiro, só com atitude radical para mudar alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário