Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 16 de junho de 2009

Fim dos confusos horários?

O Senado Federal, em sua Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aprovou nessa terça-feira a unificação dos fusos horários no território brasileiro. Apesar de ainda ter que passar pela Comissão de Relações Exteriores, e depois na Câmara, já pode ser considerada uma vitória, especialmente para a região norte do país, tão sofrível por ter uma hora atrasada em relação as outras regiões.
Os atrasos econômicos das cidades que não comportam o mesmo horário de Brasília são claros, a dificuldade em acompanhar o mercado financeiro é uma das principais.
Tem Fernando de Noronha também, com sua hora adiantada, por mais que seja um arquipélogo pouco influente no giro da moeda nacional, também faz-se confusão com horários de vôos, e os contatos comerciais com o resto do continente.
Não acho fácil passar esse projeto pelo nosso engessado Congresso. Com o horário de verão já se faz vista grossa das necessidades da qualidade de vida da população, se não houver forte engajamento na causa dos políticos influentes do lado nortista brasileiro, tudo isso deve passar despercebido, e continuarmos com esse atraso como país.
Agora, com Copa do Mundo aqui daqui cinco anos, se permanecer como está hoje, o turismo não se agradará de enfrentar essas diferenças, a economia irá perder muito, mesmo com as dimensões continentais do Brasil, só temos a ganhar com a equivalência dos fusos horários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário