Blog do Paullo Di Castro


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pecuária, Bananada e friarada


Maio é um mês diferenciado em nosso calendário. Abriga o dia das mães, a segunda data que mais movimenta o comércio no ano, e em Goiânia especialmente três eventos/acontecimentos norteiam a população: A Feira Agro-pecuária, o Festival Bananada, e o clima mais frio, que desce em Goiânia quase infalivelmente nessa época.
Começando com a de maior impacto, a tradicional Pecuária todos os anos mudam a rotina do goianiaense, especialmente de quem mora nas proximidades da Vila Nova, local que abriga o Parque de Exposições. Se o objetivo é centralizar e angariar negócios do segmento agro-pecuário, muito se ultrapassa isso, ao se oferecer uma estrutura que acolhe todos que querem, além de ver animais e produtos, curtir os shows que são o grande chamariz para a maioria.
Na maioria das vezes, tem espaço pra muitas tribos, a música sertaneja domina, sempre com atrações consagradas, com novos talentos que estão com uma música estourada no momento, e todos reunindo um público invejável. Mas nem só de viola, ou new-pop-romântico vive a exposição. Os evangélicos tem seu dia, nada melhor que trazer o cantor que tem a música cristã mais tocada no Brasil, inclusive por veículos fora do segmento. O rock também tem uma palhinha, até com banda goiana que busca um lugar ao sol lá fora.
Mas rock mesmo existe é no Bananada, o maior festival independente do Brasil, que por quase uma semana inteira, em locais variados, especialmente no tradicional Martin Cererê. A idéia é ser uma opção para quem não curte o sertanejo, e mandar uma banana pra Pecuária. Além de rock e suas variadas vertentes, o espaço é aberto para outras manifestações como o hip-hop, e o objetivo principal: lançar as bandas que irão estourar no cenário independente nesse ano, a imprensa especializada fica de olhos bem abertos.
Agora o frio, mesmo não sendo tão expressivo na calorenta capital goiana, ao menos nas noites de pecuária parece que chega, mas é muito difícil tirar do guarda-roupa o agasalho mais quente, mas já é bom o suficiente para ver a moda elegante especialmente das mulheres, que são atração à parte da festa. Mas não motivo suficiente para levar os que se desagradam e não tem a mente cheia de segundas intenções.
O fato é que Goiânia muda essa época do ano, maio parece um mês especial, no qual lembramos mais das mães, acaloramos mais com amigos e família, saímos mais para curtir a eferverscência de atrações cidade afora, e desfrutamos dos sabores e desabores da nossa cidade.

Um comentário: