Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 1 de junho de 2010

Israel x Palestina


Vamos do começo: Numa das primeiras gerações da humanidade, segundo o cristianismo, o primeiro considerando patriarca do povo hebreu, Abraão, gerou a dois filhos de maneiras distintas, como sua mulher era idosa, não acreditando no que Deus falara de que ainda teriam filhos, fez o marido se deitar com a serva, e tiveram Ismael, mas sua Sara, sua mulher também deu a luz, e gerou Isaque. Até aí tudo bem, mas por motivos de complexa interpretação, dessas duas crianças saíram duas nações: os ismaelistas, que geraram palestinos e Oriente Médio, e os israelitas, que geraram o Ocidente.
Fiz esse retorno ao Gênesis bíblico pra falar sobre o último conflito internacional que preocupa todo o mundo, e que, desde os tempos citados acima, pautam-se pela desavença e guerras. E os motivos étnicos e históricos se embaralham ano após ano, deixando um acordo de paz cada vez mais distante. Em 1993 um feito inédito: os líderes das duas potências, Yitzhak Rabin de Israel e Yasser Arafat, da Palestina, num aperto de mãos que selaria o Acordo de paz de Oslo, em plena Casa Branca ao lado do presidente Bill Clinton.
Infelizmente, aquela imagem pouco fez efeito, por alguns anos sim, mas volta e meia antigas feridas fazem os inimigos se degladiaram. Os últimos atentados, mesmo com tanta iniciativa terrorista vinda do Oriente Médio, foram de Israel. A Faixa de Gaza é o palco de muito sangue, explosões e vidas perdidas.
Agora a iniciativa veio por mar. E em águas internacionais, atacando um comboio de navios que levavam ajuda aos palestinos. A ONU logicamente condenou os ataques, assim como o presidente Lula, mas a diplomacia deixa uma situação de pouca ação para se coibir esses ataques.
O escritor Ricardo Gondim, disse em seu twitter: "Israel ataca um comboio de ajuda humanitária a Palestinos. Se isso não for terrorismo de estado, não sei mais o que é."
Essa história ainda terá muitos próximos capítulos, e um povo sem Estado, e um Estado com um povo desnorteado. Infelizmente é assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário