Blog do Paullo Di Castro


sábado, 12 de dezembro de 2009

Rápidas da Semana

Cada vez invento um nome diferente para comentar as principais notícias (ou não) da semana que passou. O fato é que gosto bastante disso, e me dá a tranquilidade de discernir o que aconteceu de relevante nos dias que passaram, sempre omitirei coisas interessantes em detrimento de outras menos, mas só um pouquinho já rende uma boa reflexão.

VIOLÊNCIA DAS TORCIDAS:
Nem me animo da parte boa da final do Brasileirão. Fora minha terra Goiânia, a capital por quem mais me simpatizava era Curitiba. Era, antes da triste batalha campal no jogo em que o time que leva o nome da cidade foi rebaixado inesperadamente para a série B da competição, vândalos que envergonham todos os curitibanos, paranaenses e brasileiros, protagonizaram um espetáculo de horror, usando a própria estrutura do estádio para armar uma guerra sem vencedores. A Polícia precisa fazer uma varredura para punir esses vermes humanos que saem da página de esportes e vão para o caderno policial. A própria torcida do time vencedor do campeonato briga entre si e mancha um dos campeonatos mais disputados que já tivemos.

ENEM:
Deveria se chamar A NEM! O MEC não se cansa de ficar de saia justa com os vexatórios erros que cometem com a avaliação nacional dos estudantes. Desde a criação, o exame foi ampliando sua importância, passado a ser usado como nota em várias Universidades, e sendo requisito para várias oportunidades acadêmicas. Mas depois de causar um grande transtorno com a fraude das provas, mudando datas e bagunçando o planejamento de milhares de pessoas. Agora, um gabarito falso é lançado antes e tome mais dor de cabeça. O ENEM precisa ser revisto e receber recursos para garantir a isenção da prova.

NARDONI E JATOBÁ:
O casal que teve a coragem de planejar e executar a morte de uma criança, a própria filha/enteada, finalmente sai um laudo que diz que a mostra de sangue nos locais do assassinato são mesmo dos protagonistas. A sociedade, a mídia e principalmente a justiça não deveria se calar enquanto não se faça justiça contra esses elementos deploráveis. O caso cai no esquecimento, mas não dá para deixar de lembrar de Isabella, João Hélio, casal Richthofen, Eloá, Poliana, dentre outros, vítimas de uma violência tão brutal que nos faz perder a noção do que é viver em sociedade.

POLÍCIA X MANIFESTANTES:
Vergonhosa a atuação policial no DF. Pacificamente, um grupo grande de cidadãos manifesta a indignação contra um caso de corrupção comprovado, de alto dinheiro público, e alguns despreparados militares agem espancando quem queria ter voz e paz. Se já nos mobilizamos pouco, imagina com uma polícia como essa, que pode te atacar, mesmo que você apenas esteja dizendo o que acha errado.

LULA:
Até perdi a vontade de comprar o livro do Marcelo Tas, tudo porque o personagem dele fala demais, e põe demais nisso! Em uma inauguração de programa habitacional, um braço do ponto mais forte do governo brasileiro, o trabalho social, mas tinha que falar mais que o homem da cobra. Eu se fosse assessor de Lula, sofreria muitíssimo, sempre com medo do que essa entidade viva vai dizer. Principalmente dizer que eu vivo na MERDA! Primeiro palavrão que falo aqui nesse blog, graças ao companheiro da estrela vermelha, que nada viu, nada sabe.

Essa foi a tumultuada semana que passou, com mais mortes, mais Zelaya na embaixada brasileira, mais corruptos irredutíveis, e chuva que não acabava mais. Acabou, ou não, semana que vem tem mais!

2 comentários:

  1. Dá gosto de ler! Parabéns! Seus comentários estão cada vez melhores!

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler seus coments tbm.
    E se me permite, gosto de comentar brevemente o q + me interessa nos seus comentários da semana, rsrs:
    - Violência das torcidas: Falta do que fazer? - /Opinião.

    - ENEM: Há de haver mais investimento e seriedade e menos marketing do ENEM por parte do Sr. Ministro Haddad e demais.

    - Polícia x Manifestantes: Há algum tempo chamávamos ações como essa de DITADURA. A juventude que sempre foi protagonista em manifestações que mudaram o rumo da história, agora pouco 'fala' e qndo fala... repressão neles. Tenho amigos que estavam na manifestação, foram desarmados e se deitaram ao chão na presença da polícia em sinal de rendição e mesmo assim a pancadaria rolou.

    Bons comentários os seus!

    ResponderExcluir