Blog do Paullo Di Castro


sábado, 19 de dezembro de 2009

Tá quase acabando!

Vésperas de natal, comércio lotado, empurra-empurra, muita gente entrando de férias, debandando para o litoral, para o interior. Ficar parado é que não dá, e a semana foi assim, agitada, procurando tranquilidade, e com fatos terríveis, bem cara de fim de ano.

COPENHAGUE
Terminou a 15ª Conferência sobre o clima, em que se esperava um documento mais concreto que o do Protocolo de Kioto, de 1997, mas o que se viu foi apenas muitas intenções e poucas decisões. Os países ricos estão inclinados a doar bilhões para a causa, porém tudo ficou raso, nenhuma meta concreta para se salvar a degradação do nosso planeta. Seguimos ladeira abaixo, sem ter quase nada para brecar.

SÍLVIO BERLUSCONI
Que o caráter dele não vale muita coisa, todo o mundo já sabe, mas uma agressão desse porte, nem ele merece. Dois dentes a menos, muito sangue, e um fechamento de ano que é para se esquecer. Não bastasse as denúncias de favorecimento à prostituição, fraudes fiscais, agora o ex-todo poderoso da Itália se vê nessa humilhação. Quem sabe isso o ajude a mudar de atitude e parar de torrar tanta grana com o que não presta.

SÃO PAULO
Alarmante os estragos causados pelas chuvas, e agravados pela falta de estrutura de vários pontos da cidade. São Paulo é uma terra de oportunidades, e de penitência. Horrível a maneira em que sofre a cidade nessas ocasiões, e parece que a cada ano piora. Mais que medidas paleativas, precisa-se de mudanças profundas em vários locais que são danificados pelas águas. O governo poderia construir mais prédios populares em vez de casas. Com o nível de urbanização de São Paulo, medidas radicais são inevitáveis.

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS
Não sei o que é pior, um ritual de magia negra que deixou um menino baiano de apenas 2 ano com tantas agulhas no corpo, ou o inscrupuloso ato de estrupro. O ser humano não cansa de extrapolar os limites de maldades extremas, e contra a faixa etária mais frágil, mais viva e pura. Não entra na cabeça como um pai consegue fazer isso, não pode estar em pleno gozo de suas faculdades mentais, mesmo padrastos, apartir do momento em que assumem o companheiro e consequentemente os filhos desse, não se pode conceber a idéia de atentar contra uma vida inocente assim. Pena de morte não vale, então o mínimo é muita cadeia neles. Deus nos livre de outros casos como o de Lucélia.

POLÍTICA
Mais um ano com poucos avanços, principalmente por não ser eleitoral, mas já era uma prévia do caldeirão que vai ser 2010. No Brasil a Dilma tem que aparecer em tudo para ser lembrada, o Serra segue, tranquilo, principalmente pela renúncia prematura de Aécio Neves, que deve se valorizar em uma vice ou no senado. Ciro Gomes corre por fora para ser 3ª via e Marina Silva é a esperança da esquerda. Em Goiás, Alcides cobre uns buracos sem boas perpectivas para 2010, ao contrário do vice do senado, doido para enfrentar o prefeito de Goiânia, que precisará de muita saúde para seguir em diante. Íris segue fazendo uma administração elogiada, fechou o ano sem problemas na Câmara, onde tem maioria absoluta, mesmo com tantos parlamentares faltosos, e sem tato para a boa convivência.

CÉSAR CIELO
Desde Guga, não via um atleta de esporte individual brilhar tanto. Mesmo tirando os maiôs que favoreciam o desempenho na piscina, nosso campeão bateu o recorde e fechou o ano brilhantemente. Colhe os frutos não é por acaso, foi se preparar nos Estados Unidos para chegar nas Olimpíadas com chances de medalhas, e deu no que deu, manteve o nível esse ano e promete nos dar muitas alegrias ainda. O governo tem que acordar para não precisar ter atletas campeões treinando fora.

Vou tentar escrever ainda sobre natal, retrospectiva do ano (essa vai dar trabalho), e o que mais der na telha, uma das melhores coisas que fiz esse ano foi esse blog, e quero encerrá-lo com chave de ouro, ano que vem continua, claro, ele faz parte da minha vida, assim como todos os leitores, essa troca é muito boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário