Blog do Paullo Di Castro


quarta-feira, 24 de março de 2010

Agora sai!


Depois de quatro anos praticamente inativo, um dos maiores investimentos em estrutura para a cultura em Goiás finalmente está com os dias contados para retornar. Isso após muita pressão popular, e principalmente de setores da música independente, encabeçados pela Monstro Discos, a Fósforo Cultural, além do Circuito Fora do Eixo e da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN).
O Centro Cultural Oscar Niemeyer foi inaugurado no dia 30 de março de 2006, quando o então governador Marconi Perillo estava no seu último dia de governo, saindo para concorrer ao Senado, e apressou como pôde a abertura do espaço, o que foi provado depois a gravidade que foi a maneira precipitada desse evento. O espaço ainda cheirava forte cheiro de tinta naquele dia, e abria o espaço somente do Palácio da Música, do Teatro e do Monumento aos Direitos Humanos, todos ainda inacabados.
O espaço que mais atrasava era a Biblioteca, e só recentemente se revela que a construção não comportaria a quantidade de livros lá, mostrando a precariedade da obra. Um local tão importante para a população, mesmo em um espaço um pouco afastado, às margens de uma importante rodovia, o que previlegia faixas sociais mais ricas, ficando o deficitário transporte público devendo um melhor acesso popular ao local.
Nessa terça, 23 de março, os representantes da música estiveram com o secretário da Fazenda de Goiás, Jorcelino Braga, e ouviram a promessa que o Centro Cultural voltará reformado em cerca de 100 dias. Depois desse governo empurrar três anos com a barriga, jogando a responsabilidade para a AGETOP, que alegava aguardar licitação, que precisava ser liberada pelo TCE, o que finalmente aconteceu, dando a abertura para o processo da reabertura finalmente tornar-se realidade.
Não só esse governo fez descaso ao CCON, como o ex-aliado e atual desafeto Marconi Perillo, que sai pela tangente e ainda coloca em seu site que idealizou e concluiu o lugar. O pior é o arrombo financeiro milionário, fruto de licitações fraudulentas, e muito comodismo das autoridades, que só agora despertaram mediante a mobilização popular, e a iniciativa dos produtores culturais.
Para ver isso tornando verdade, os idealizadores dessa causa estão promovendo no sábado, dia 27 de março uma mobilização sem nenhum vínculo político, fazendo uma grande festa, com shows de grandes bandas da capital, para se despertar a importância do Oscar Niemeyer para a nossa cidade. Abrace essa idéia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário