Blog do Paullo Di Castro


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Um professor da vida


Porque é melhor fazer uma homenagem em vida, principalmente para alguém que é o seu maior exemplo de luta, dedicação, entrega e integridade. Coisas que um pai com muito amor faz.


para Cloves Trindade Lopes

Nem Camões, nem Bilac, nem Bandeira, nem Andrade, nem Pessoa; nenhum desses nobres articulistas das palavras conseguiria traduzir no papel o que representa essa valiosa vida em questão.
O verde estava com pressa, para o mês mais alegre do ano receber quem viria para fazer diferença, poderia ser garimpeiro, alfaiate, tantos ofícios que o circulavam na infância, mas Deus tinha algo muito maior para aquele primogênito de vários irmãos.
Alguém que exala a paixão por onde trilhou, desde sua Bahia, o Sertão e a Chapada Diamantina, pelo sudoeste goiano com suas fartas plantações, os pastos e cerrados de diversos campos missionários inesquecíveis, na Anápolis baiana, na campininha da capital, no Lyceu, Pedro Gomes e Bandeirante, na Taguatinga repleta de nordestinos, desbravando pé-ante-pé o Plano Piloto, Asa Sul e Asa Norte, na Fundação Educacional do DF, na graduação em Letras e o mestrado em Teoria Literária na UFG, levantando a bandeira da ensino como carreira.
Nos recantos concedidos por Deus, onde estruturou a família ao lado da moça mais bela e de melhor família que conhecera, renderam inspiração para diversas crônicas, acrósticos, poemas, cartas que valiam mais que qualquer e-mail de hoje, inúmeras homenagens a quem foi marcante ao seu lado, passadas para o papel e absorvidas pelo coração.
O hinário cristão desfilava em sua boca, sempre enchendo a casa com sons do céu, e ao chegar e atender telefonemas com um marcante “Graças à Deus!”.
Fez o possível e o impossível para dar vida melhor aos irmãos, e depois esposa e filhos. Madrugadas que o cheiro de café e cuscuz despertavam a casa para mais um dia de desafios e bênçãos.
Como conciliar o mergulho maravilhoso no universo literário com a luta pela sobrevivência? Uma indagação em meio a tantas, mas Jesus deixou uma resposta: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus.” Essa paz só pede vir Dele, em meio a tantas lutas.
O corpo pede por mais descanso, só assim para frear um guerreiro, mas a paz e a lucidez permanecem, e firma mais o legado moral e intelectual do mestre, concedido pelo Autor da vida, que assim o mantenha entre nós por muito tempo.

Grato por ser meu pai


Paullo Osório Di Castro dos Guimarães Lopes

5 comentários:

  1. Paullo!
    ... adorei o texto. É bom saber que nosso 'guerreiro' soube semear em solo fértil! ... faço minha suas palavras: grata por ele ser meu AMIGO! Luisa PONTES

    ResponderExcluir
  2. Paullo,

    Muito emocionante o seu texto sobre seu pai. Inspirou meu dia e a fazer algo semelhante para meu pai. Com certeza não tenho a mesma habilidade para escrever que você, mas tentarei da minha forma.

    Vida longa ao professor Cloves!!!

    ResponderExcluir
  3. Seu pai merece e é emocionante o seu carinho por ele. Sua família é muito linda, Paullo. Parabéns por tudo! Amamos vocês!

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Paullo,

    O melhor de toda a vida de teu pai, é que está formando um grande discípulo: Você! Vejo pela tua prosa, traços da magnitude poética que o sábio Cloves nos tem transmitido ao longo dos anos. Parabéns por suas palavras, parabéns por tua cristandade. Que o Senhor Deus conserve o amor entre sua família, e lhes presenteie com "GRAÇAS" a cada dia.
    Um grande abraço saudoso... do amigo mineiro viajado: Rodrigo Franklin!

    ResponderExcluir
  5. É muito bonito ver o filho honrar o pai desta maneira. Realmente seu pai é um exemplo de vida. Muita saúde para o Professor Cloves!

    ResponderExcluir