Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Abbey Road: Olímpo das gravações




O mais tradicional estúdio do mundo foi colocado à venda. Não é um sinônimo de crise no mercado fonográfico, apesar da proprietária, a gravadora EMI estar vivendo período de estiagem assim como todas as
majors do mundo. Mas aquele lugar representa muito mais do que ter sido o berço de gravações dos Beatles, do Pink Floyd, precisa mais? Naquela mesma rua da famosa foto do quarteto de Liverpool atravessando a faixa de pedestres.
Quando criança ouvi várias novelas tendo uma mesma banda em sua trilha sonora, e vários vinis que tinha em casa, trazia na capa o crédito dos mesmos músicos participando daquelas canções. Era o Roupa Nova, que depois de gravar os dois discos acústicos renasceu no cenário brasileiro. Redescobri o repertório deles, montaram um show fantástico, com direito a medley de vários sucessos do rock internacional, aí ficava a pergunta: O que eles vão aprontar depois? Porque sair de um acústico e fazer um disco decente é uma cilada para a maioria das bandas.
Mas com o Roupa não podia ser assim, quando divulgaram que fariam o disco e DVD em Londres, nos estúdios Abbey Road, pegando aquela aura de Beatles, parecia até uma fórmula certa para o sucesso, mas se não fosse feito com o profissionalismo que é peculiar a uma carreira vitoriosa como a do Roupa Nova, não daria em nada, Mas com eles com certeza deu!
A qualidade dos recursos de Abbey Road é impressionante, não é só de status que vive o estúdio. Uma arquitetura de cair o queixo, a acústica maravilhosa, cubos de gravação diferenciados, e equipamentos que unem o vintage que fez a peculiaridade das gravações nos anos 60 com tecnologia de ponta, microfones e amplificações especiais, construídas sob medida, que não se encontram em nenhuma outra sala de gravação do mundo.
Um lugar como esse, é claro não podia ter qualquer destino. O governo britânico agiu rápido e transformou o lugar no segundo mais alto nível de preservação do país. Um patrimônio desse porte só poderia estar bem preservado pelas leis e seus administradores. Ficarão intactas por muitos anos esse palco de tanta criação espetacular no mundo da música. As gerações seguintes agradecerão, com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário