Blog do Paullo Di Castro


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ser professor é muito difícil


Sempre ouvi do meu pai, que em qualquer profissão, uma rápida ou nenhuma qualificação a mais pode torna-la um professor. Em nenhuma outra profissão o acesso é tão aberto quanto àquele que deveria ser o ofício mais valorizado de um país, mas nunca será.
Certa vez ouvi notícias de diversos professores da minha época escolar que estavam deixando seus cargos para ingressarem no serviço público, cansaram dos baixos salários, da jornada exaustiva, da indiferença e rebeldias de alunos, da incompreensão de pais, e autoritarismo de diretores. Um amigo, recém formado e ingressando em sala de aula, pediu as contas ao ter sua autoridade revogada por sua superior no caso de um aluno que extrapolou os limites, pagou o preço por ser digno.
O governo tenta dar incentivo na criação de cursos de licenciatura, a Comissão de Educação do Senado Federal acaba de aprovar um projeto de lei para que professores com mais de três anos de exercício possam ter vagas para cursarem pedagogia ou licenciaturas em universidades públicas, através de cotas de cerca de 20%. Para se cumprir uma defasagem na qualificação de tantos profissionais é muito bom, mas para aumentar o efetivo, principalmente em disciplinas exata, ainda é uma realidade distante.
Mas deixando as cruéis realidades e políticas de lado, a data de 15 de outubro sempre reforça a cada um de nós a importância dos maiores formadores de conhecimento de nossa sociedade, as pessoas responsáveis por muito do que somos hoje, que enfrentam uma rotina atribulada, de planejamento, exposição cansativa ao corpo e à voz, acompanhamento da evolução do saber de tantas pessoas, a construção da cidadania e do caráter dos futuros profissionais.
Todos os professores que tive se doaram e deixaram um pouco de si comigo, me moldaram e
transformaram minha mentalidade acerca de muitas coisas, mais que lições acadêmicas, muitos passaram verdadeiras lições de vida!
Nesse dia do professor, até porque tenho dois em casa, espero que a retribuição seja mais que os arquétipos de presentes de frutas e lembrancinhas vazias para cada data dessa. A valorização precisa vir de todos os setores da sociedade, as lutas sindicais, por melhores salários, auxílios e planos de carreira, que esbarram na morosidade da justiça, possam ganhar fôlego para ajudar essa categoria que foi a que mais ajudou a todos nós. Parabéns professores, nunca saberemos retribuir o muito que nos deixaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário