Blog do Paullo Di Castro


sábado, 10 de outubro de 2009

Adultos defasados

Ao pegar a edição de O Popular desse sábado, fiquei abismado com a manchete: METADE DOS GOIANOS ACIMA DE 25 ANOS NÃO TEM ENSINO FUNDAMENTAL. Isso é muito alarmante, como pensar em uma perspectiva de crescimento do estado de Goiás com uma estatística dessas?
Dentre outras coisas, o IBGE publicou nessa pesquisa que 53,5% por cento dos goianos não completam 1/4 de século de vida com a educação básica, cerca de 1,7 milhão de pessoas. Mesmo com a característica agro-pecuária, a própria industrialização exigiria no papel um índice de qualificação maior. A zona rural no Centro-Oeste do Brasil é de 12%, esse número passa longe de uma metade goiana da faixa que mais está no mercado de trabalho.
Com o aumento da expectativa de vida, uma boa parcela de terceira idade já não trabalha regularmente, esse público hipoteticamente tem muita gente do campo e que não teve acesso à educação na juventude. Mas os trabalhadores de hoje, com muito mais portas para o ensino abertas, não podem se dar ao luxo de parar os estudos para se dedicar exclusivamente ao trabalho. Apesar dessa ser a realidade de muita gente, a reportagem mostra exemplo de pessoas que pararam os estudos e sentem muita falta, planejando tão logo possível o regresso à sala de aula.
A boa notícia é que nacionalmente esse índice está caindo consideravelmente, era de 65,3% em 1998, e ficou em 50,2% ano passado. Um longo caminho precisa ser feito, uma mudança de mentalidade é caráter de urgência para se alcançar um quadro digno de uma população esclarecida e bem sucedida.
O senador do PDT do DF, Cristovam Buarque, educador de grande experiência, muitas vezes cansa com um discurso educacional enfadonho, principalmente por suas postagens no Twitter. Seu slogan na última corrida presidencial era: Só a educação salva essa nação. Mesmo sendo radical e um pouco apelativo, a importância da escolaridade é indiscutível, seja para que camada social for, iniciativa política como as dele e do deputado Thiago Peixoto, do PMDB de Goiás são plausíveis.
Mais estatísticas interessantes do IBGE, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário