Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Padrão Globo de Twittagem

Semana passada a Rede Globo, preocupada com as exposições de seus contratados nas redes de relacionamento, baixou uma série de normas para seu elenco usar as redes sociais. Em época de críticas para Xuxa e Sacha escorregando no português e na ética, Luciano Hulk sorteando prêmios para x seguidores, alguns passando detalhes exclusivos sobre gravações, a toda-poderosa achou que era hora de controlar a liberdade de expressão.
O texto divulgado pela emissora em um comunicado interno diz que: "a divulgação ou comentários sobre temas direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Globo; ao mercado de mídia ou qualquer outra informação e conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Globo”. O tom final do texto revela a maneira autoritária da empresa agir em uma adequação perigosa às ferramentas sociais da internet nesses anos.
Isso vale para as demais redes, como o Facebook, Orkut e também blogs, artistas que tem blog hospedado na concorrência terão que migrar para o portal da líder. Quando lançou o portal, isso já aconteceu com a maioria dos contratados que tinham sua página em outros sites. Agora com essa lei de mordaça, passa a ser obrigatório o uso da globo.com para se divulgarem os conteúdos oficiais dos artistas, isso repercurte mais para atores e apresentadores (não são uma coisa só?).
Fico preocupado no caso dos jornalistas, todas essas restrições podem criar blogs engessados, técnicos, sem opinião contundente em todo o conteúdo. Ler a Lúcia Hipólito sem aquela ironiazinha, o Zeca Camargo sem um liberalismo da cultura pop, não terá a menor graça.
Enfim, é mais um capítulo em que se desprestigia os comunicadores na nossa sociedade, e com tanto informação, se a opinião for filtrada a esse ponto, só resta acreditar no que desce guela abaixo e se satisfazer com o factual sério e insensível.
Querendo ou não, essa censura (não existe outro nome para isso), não só arranha a imagem da Globo, como cria problemas internos e má aceitação do público, nenhuma prática dessa natureza favorecerá as Organizações Globo, pelo contrário, mesmo que o efeito não seja de fato relevante para os negócios, acompanhar e repercurtir com tanta restrição imposta aos contatos dos funcionários, não trará o mesmo efeito da proximidade proporcionada pelas redes sociais.

2 comentários:

  1. Acho que a Globo vai acordar e ver que essa censura não leva a nada. Ela é poderosa, mas nem tanto ao ponto de se opor as redes sociais que tanto crescem.
    Adriana Matos

    ResponderExcluir
  2. POIS É PAULLO, INTERNET E CENSURA NÃO COMBINA NEM UM POUCO....

    PROF: ADRIANA

    ResponderExcluir