O texto divulgado pela emissora em um comunicado interno diz que: "a divulgação ou comentários sobre temas direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à Globo; ao mercado de mídia ou qualquer outra informação e conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Globo”. O tom final do texto revela a maneira autoritária da empresa agir em uma adequação perigosa às ferramentas sociais da internet nesses anos.
Isso vale para as demais redes, como o Facebook, Orkut e também blogs, artistas que tem blog hospedado na concorrência terão que migrar para o portal da líder. Quando lançou o portal, isso já aconteceu com a maioria dos contratados que tinham sua página em outros sites. Agora com essa lei de mordaça, passa a ser obrigatório o uso da globo.com para se divulgarem os conteúdos oficiais dos artistas, isso repercurte mais para atores e apresentadores (não são uma coisa só?).
Fico preocupado no caso dos jornalistas, todas essas restrições podem criar blogs engessados, técnicos, sem opinião contundente em todo o conteúdo. Ler a Lúcia Hipólito sem aquela ironiazinha, o Zeca Camargo sem um liberalismo da cultura pop, não terá a menor graça.
Enfim, é mais um capítulo em que se desprestigia os comunicadores na nossa sociedade, e com tanto informação, se a opinião for filtrada a esse ponto, só resta acreditar no que desce guela abaixo e se satisfazer com o factual sério e insensível.
Querendo ou não, essa censura (não existe outro nome para isso), não só arranha a imagem da Globo, como cria problemas internos e má aceitação do público, nenhuma prática dessa natureza favorecerá as Organizações Globo, pelo contrário, mesmo que o efeito não seja de fato relevante para os negócios, acompanhar e repercurtir com tanta restrição imposta aos contatos dos funcionários, não trará o mesmo efeito da proximidade proporcionada pelas redes sociais.
Acho que a Globo vai acordar e ver que essa censura não leva a nada. Ela é poderosa, mas nem tanto ao ponto de se opor as redes sociais que tanto crescem.
ResponderExcluirAdriana Matos
POIS É PAULLO, INTERNET E CENSURA NÃO COMBINA NEM UM POUCO....
ResponderExcluirPROF: ADRIANA