Blog do Paullo Di Castro


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Minha maioridade na vida ON LINE


Fui voltando uns anos atrás e lembrei um pouco dos meus primeiros contatos com o mundo virtual. Era 1995, eu um molecote de 11 para 12 anos, e pela primeira vez na vida tive um computador em casa. Nem internet inicialmente tinha. Minha irmã, bem mais sedenta por contatos extra pessoais, era a titular do desktop. Eu me contentava em ficar com os horários que sobravam, tomando contato com os primeiros navegadores. O Explorer estava se lançando como a única opção. Windows 95 era a última palavra em tecnologia. Bill Gates reinava.

Com os sites de busca, a desculpa por usar tudo para pesquisa escolar era ótima. Era época do Cadê, o Google não tinha crescido ainda. As enciclopédias virtuais eram interessantíssimas, um mundo novo em um CD-Rom, coisas que hoje facilmente se hospeda em um único site ou se carrega em um pen drive

A primeira conversa no ICQ, o percursos do já extinto MSN, foi fascinante. Conversar com um colega em tempo real, entrar em salas pra conhecer pessoas em qualquer lugar do mundo parecia um trem doido demais. E os jogos? Nunca fui viciado, joguei muito moderadamente, mas os poucos que tinha já me deixavam feliz!

Depois vieram as redes sociais, ah as redes sociais. Demorou muito, lá pra 2003 que descobri o MSN. Foram listas incontáveis de bate papo, mas que rendia mesmo só com poucos. Em 2004 veio o Orkut, que sensação! Que mundo novo, com todo mundo entrando, aquelas pessoas que não via tinha tanto tempo! Podendo postar fotos, deixar depoimentos, mensagens privadas, tudo muito fascinante!

Em 2008 descobri o twitter, de longe minha rede social favorita. Era muito legal exercer o poder da síntese, e passar mensagens em até 140 caracteres. A interação era muito bacana e a chegada de informações melhor ainda. Um ano depois entrei no Facebook, não fui com a cara dele incialmente e não imaginei que ele tomaria o lugar do Orkut, até em proporções maiores na preferência do brasileiro.

Aí veio o Instagram e Whatsapp e revolucionaram definitivamente a conexão móvel nas redes sociais. Em era de tablets e smartphones o uso do Desktop e até de notbooks vai ficando em segundo plano. São tantos elementos agregadores, novidades que desafiam as inovações dos fabricantes, e segue “a tecnologia resolvendo problemas que não existiam antes dela.”

Completar mais de 18 anos no mundo virtual trás reflexões importantes. Qual o uso que tenho feito dele? Quando o lado profissional atropela o real e passa pela futilidade de coisas inúteis, ao lado de coisas interessantes e edificantes? São perguntas que não tem resposta certa, mas provocam desafios para esses mundos tão paralelos e inseridos em nossa sociedade. O tato e contato com as pessoas ainda não foi substituído. As ferramentas tecnológicas seguem apenas como agregadores para nossa existência.




Um comentário:

  1. hehe, boa a #retrospectivaDigitalDoPaullo

    me identifiquei em muito disso desde o começo, só que vivi tudo isso um pouco mais tarde, pq no interior as coisas chegam novas mais velhas. Então peguei a novidadíssima do Windows 95, quase junto com o lançamento do 98.

    ResponderExcluir