Blog do Paullo Di Castro


sábado, 12 de março de 2011

Ceticismo

Nos últimos dias minha página do facebook se tornou um palco de intensa discussão sobre várias vertentes de fé, ciência, religião, ceticismo, e principalmente, conflitos entre o teísmo e o ateísmo. Acho impressionante essa pauta despertar tamanhos distanciamentos de idéias, baseado na formação cristã muitas vezes similares das pessoas, que mesmo se optam por não crer mais em Deus, tem enrraizada em sua educação princípios e valores que não cairão por uma mudança de pensamento.


Assuntos como esse tendo como palco a internet, pouco podem colaborar pra uma revisão de conceitos, mudança de perspectivas, e principalmente, humildade de se reconhecer a limitação de conhecimento em determinadas áreas. Quando se fala em algo macro na proporção de coisas como a formação do mundo, o cosmos, a terra e humanidade, toda cautela é pouca, e nada pode ser desprezado como uma falácia constituída.


Não ouso nesse desabafo me aprofundar em nenhuma questão dessa natureza, que exigem muito embasamento, dialética e posicionamentos por vezes ousados. Estou longe de me considerar um especialista, não tenho formação em nenhuma dessas áreas, mas também me acho um curioso longe de ser acomodado, que se apoia não só no que seria um simples apontamento como a fé para fugir de tais questões tão relevantes, mas em fontes históricas, científicas e na busca constante pelo conhecimento bíblico, o que faz parte de minha vida desde o princípio da mesma, e assim o será sempre, através da leitura diária das escrituras sagradas, a reciclagem constante do que ensinam líderes preparados, seja na igreja, ou fora dela.


Me sinto privilegiado por receber no colo tão boas literaturas e encaminhamentos para verdadeiras oportunidades de crescimento como indivíduo. E a melhor coisa disso é ser um insaciável, querer e buscar sempre mais. Fontes de todas as espécies brotam como água nos rios, mas pra matar a nossa sede, não podem ser descaracterizadas pelo homem, mas sim correr o seu curso natural, e jorrar em nós assim como nasceu, pura e sem máculas.


Não tenho dificuldades alguma de lidar com quem vai contra o que acredito, uma vez que haja respeito e abertura de espaço, sem zombarias, nem a famosa "trollagem" motivadas por quem só quer agitar e ser do contra. Uma coisa é  levantar questionamentos pertinentes, incomodar no sentido de buscar respostas sinceras e críticas, outra é fazer arruaça virtual, ir contra tudo e todos mesmo ignorando completamente quem é e o quanto já fez tal pessoa.


Obs: Tudo o que foi levantado aqui não foi recado nem indireta pra ninguém, mas uma simples reflexão, e um alerta a quanto se pode perder um contato ou mesmo destruir um relacionamento por simples trocas de palavras, não quero isso pra minha vida.

Um comentário:

  1. Fico feliz de ter participado e dado meu quinhão nesta saudável e polêmica discussão em seu Facebook.

    ResponderExcluir