Blog do Paullo Di Castro


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mais trapalhadas da Casa Bandida do Futebol (CBF)

Desde que ouvi falar de futebol, não sei quem é o campeão brasileiro definitivo de 1987, tinha feito 4 anos da época, e mesmo se já fosse torcedor consciente, não saberia explicar. E o de 2000, na fatídica Taça João Havelange, no ano em que o Corinthians for campeão mundial de clubes disputando com o Vasco, o vencedor da taça, em pleno Maracanã, sem sombra de Libertadores? Pior ainda.


Tanto FIFA como CBF dominam tal capital financeiro, de influências e negociatas, que volta e meia esbarram no desentendimento com as outras instituições (e principalmente TVs), e sempre o interesse pode levar a discórdia, ao retrocesso, especulações que engolem a magia de um esporte que já teve seus anos de paixões de poucos interesses.


Essa tal de "Taça de Bolinhas" para o primeiro hexa brasileiro não passou de mais um papelão da nossa cartolagem. Em uma semana se entrega a taça pro São Paulo, reúne aquele aparato todo pra celebrar, e na outra semana se reconhece o Flamengo como legítimo campeão de 87, sendo agora o primeiro hexa. Bom retrato do que é a CBF, pagando com a desorganização a falta de transparência.


De qualquer modo, a questão é pisar em ovos, principalmente dos flamenguistas. Ok, o título pode ser legítimo, mas continua sendo dividido com o Sport, o que mudou? Rodou, rodou e parou no mesmo lugar. Um giro de 360 graus, que alguns acham que significa uma virada total, na verdade é o mais do mesmo, chuver no molhado.


Guardada as devidas proporções de país para entidade, a soberania de Ricardo Teixeira na CBF está assemelhando com os reinados do egípcio Mubarack e do libío Khadafi, os últimos ditadores africanos a controlar as comunicações e todo o poder em seus países, assim como eles Teixeira não solta o osso, mesmo após tantas denúncias, investigações de enriquecimento ilícito, ainda é o dono do futebol brasileiro. Veja aqui esse e os outros vídeos do Globo Repórter de 2001.


A Copa de 2014 está aí, para a promover mais ainda os conchavos dos cartolas brasileiros, com tanta verba disponível, muita estrutura pra se montar, parece muito perigoso ser comandada por quem não consegue resolver quem é campeão de 1987, nem Mundial de Clubes, nem se a Taça Brasil valeu como o Campeonato Brasileiro. Até a próxima "mudança."

2 comentários:

  1. É rapaz, parece que eles ganham por trapalhadas, né? rsrs.... O que mais me irrita é todo mundo ter que ficar esperando a decisão de uma pessoa para comemorar, ou não, um título. Vamos torcer para que o nosso Mubarack tenha o mesmo fim do egípcio.

    ResponderExcluir
  2. Fico me perguntando, para que mesmo existem essas federações e confederações? Os clubes lutam com didifuldades para se manterem. Qual a necessidade das federaçõs que participam dos lucros dos clubes. Além de não encontrar um objetivo para a existência delas, ainda acompnhamos tanta tra]palhada. Não ajudam, mas muito atrapalham!!! Deveria haver uma liga simples dos clubes que defendessem interesses comuns e elaborassem contratos e regulamentos para os campeonatos. As trapalhads seriam inevitáveis, mas, pelo menos, seriam dos representantes legítimos dos clubes.

    ResponderExcluir