Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 18 de outubro de 2016

Pedaços de Vida


Um texto publicado aqui no blog em homenagem ao meu pai, professor Cloves Trindade Lopes, virou o texto para o prefácio que orgulhosamente contribuí no seu livro "Pedaços de Vida". Era uma tentativa singela de fazer uma homenagem ao homem que mais inspirou minha vida. E pra nossa alegria, chegou a realização desse produto literário que reuniu uma série de seus escritos, em poemas, versos e prosas, acrósticos e sonetos, e diversas crônicas de muitos pedaços de existência catalogados em seus 79 anos de vida.


Depois de contribuição em diversas obras, seja biografando, organizando, revisando e prefaciando livros de diversas pessoas, (inclusive o de minha avó materna), agora chegou a vez de sua obra pessoal. Foi um trabalho concentrado de 4 anos, de minuciosa coletânea, e muitas sessões de conversa com minha mãe e a organizadora do livro, musicoterapeuta Lara Karst. A verdadeira dificuldade era compilar tantos textos bons, de tantos anos de construção da sensibilidade literária do professor.

Foi bem um livro em família. Os três filhos participando diretamente, cada um em uma área. Além do núcleo familiar narrado em crônicas de diversas fases da vida, os amigos queridos em vários foram contemplados por poesias dedicadas pelo professor. Seja na alegria de um aniversário, ou na saudade de uma partida, muitos receberam homenagens. Todos não caberiam no livro, mas as lembranças estão eternizadas.

Resumir uma vida em páginas de um livro não é uma tarefa nada fácil. Mas é preciso dar um passo para uma tentativa de expor momentos, quando se sabe tão brilhantemente externá-los nas letras. Nenhuma palavra originou em um teclado de computador, mas em máquina de datilografia, e papéis diversos, seja em manhãs, tardes, noites, e madrugadas, muitas madrugadas.


Pedaços de vidas se desenham como um mosaico em palavras, todas com intenção de sair de um coração e entrar em outro. É assim que sinto que meu pai escreve. E sei que muitos que fazem parte de sua vida também sentem. Só tenho a agradecer a Deus pelo privilégio de todos esses registros em uma beleza textual estarem ao nosso dispor nesse sonho concretizado.

Para adquirir o livro, mande um email para: paullodicastro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário