Blog do Paullo Di Castro


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Problemas e mais problemas


Estamos cercados de problemas. De todas as ordens e sentidos, nos deparamos com situações difíceis de resolver. Porém, mais que nossos próprios problemas, estamos cercados de pessoas com problemas. Cada vida é um poço fundo onde cabem muitos problemas. E o que isso nos diz respeito?

Parece que cuidar dos nossos próprios problemas já é mais que suficiente, compartilhar o dos outros pode ir além de nossas forças. Mas será que de fato somos impossibilitados de ajudar a vários outros e tentar lidar com tantos problemas?

Para tudo temos profissionais indicados. Em nossa saúde temos médicos de todas as especialidades, que podem encaminhar para outros profissionais resolverem problemas específicos: psicólogos, terapeutas, fisioterapeutas, técnicos em diversas coisas, e por aí vai. Para problemas com a justiça temos advogados... Prestadores de serviços de várias modalidades, todos prontos para vender sua força de trabalho e resolver problemas.

Ao trabalharmos temos que enfrentar problemas, como nos deslocar para o local de serviço, enfrentando trânsito, pagando combustível caro, ou passagem em transporte coletivo lotado. Depois lidarmos com colegas indesejáveis, chefes muito rigorosos, sermos cobrados por resultados e se virar com o salário que recebemos para pagar todas as contas. São muitos problemas!

As pessoas parecem imãs para problemas. Quando paramos poucos minutos para ouvir alguém facilmente deparamos com uma cachoeira de problemas. Às vezes a pessoa não se abre, aí por terceiros ficamos sabendo que a vida dela está muito pior do que aparenta. Problemas que não estão no nosso cotidiano, mas que vemos estourar a corda de outro.

Não é nada fácil lidar com tantos problemas. Ninguém consegue resolver todos os problemas do mundo. Mas, pensemos em Jesus. Não foi exatamente o que ele fez? Que problema maior a humanidade teve que o pecado original? E Cristo veio como homem exatamente por isso: “Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.” Isaías 53:5.

Uma vez pago o preço por nossos pecados, Jesus resolveu o maior de nossos problemas. Estamos como peregrinos em uma sociedade corrompida por esse pecado e não por não ter ouvido, crido e confessado Cristo como nosso Senhor e Salvador. Porém, em Deus temos nossa esperança: “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.” Salmos 46:1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário