Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O calor, o valor e o horror


 
2015 começou quente, mais quente pra evaporar nosso dinheiro que no clima. O pacote de aumentos de impostos colocados pelo governo federal pegaram o já minguado bolso do brasileiro de surpresa. Mês de janeiro de tantos gastos com a chance de passear, a compra de material escolar, dentre tantas coisas e de presente de ano novo recebemos reajustes exorbitantes na já onerosa carga tributária.

O clima de instabilidade no país vem se arrastando por todo o conturbado ano de 2014. A Copa do Mundo de Futebol trouxe a festança que se esperava, o mundo todo com os olhos para nós, com as obras superfaturadas e sendo entregues a toque de caixa e o circo armado para o Brasil concluir com chave de ouro em campo. Os 7x1 para a Alemanha mostrou o tamanho da vergonha que o povo brasileiro reflete com tanta corrupção em todos os setores da sociedade.

As eleições vieram com as figurinhas repetidas de sempre. A morte trágica de Eduardo Campos parece que minaram uma ponta de esperança de alguma renovação. Veio a reeleição da presidente, contra seu oponente que carregava toda uma oligarquia e nenhuma novidade. As políticas sociais e os 12 anos de poder foram o suficiente para garantir mais 4 anos para o PT.

A conta sempre chega depois da festa. A que o Brasil (o brasileiro) está pagando agora é muito cara. Vemos um anúncio de enxugamento enorme, cujo desconto só pode ser debitado no bolso do contribuinte. O mesmo que não vê benefícios retornando para ele. O mesmo que não tem saúde pública de qualidade, educação como prioridade, segurança garantida, etc.

Em meio ao caos da administração pública, em todo o mundo temos as expressões de “protesto” extrapolando limites. Charlie Hebdo quer liberdade de expressão mas não respeita quem se expressa sem atacar. As consequências são as piores. Sangue inocente sendo derramado. Se dois povos não falam a língua um do outro, não é uma ilustração ácida que vai ajudar isso a melhorar.

Na Indonésia um brasileiro é condenado por tráfico de drogas. Nenhum pedido diplomático poupou a vida dele. Aqui no Brasil, se pego, ele estaria jogado em uma unidade do sistema carcerário, em uma cela minúscula com bem mais detentos que sua capacidade. Em qual lugar sua vida seria menos valorizada?

Vivemos com medo. Medo de perder o emprego, medo de aumentar os impostos e termos que cortar até despesas prioritárias, medo de não termos o Artigo 5 da Constituição Federal respeitado. Se formos mais longe, até medo de expressar nossa fé. Não faltam motivos para ter medo. Sobram motivos para não ter paz.

Nossa esperança definitivamente não pode estar em homens. Somos corruptos por natureza, e, uma vez no poder, nós somos usurpadores. É preciso outra perspectiva para enfrentar tanto revés. A mesma fé perseguida por alguns é uma esperança. Deus nos criou e nos colocou como mordomos desse mundo. Se não cuidamos dele, sofremos as consequências. Doa o tanto que doer.

3 comentários:

  1. Triste. Vemos fatos que só comprovam : as coisas vão de mal a pior.

    ResponderExcluir
  2. ---- Charlie Hebdo quer liberdade de expressão mas não respeita quem se expressa sem atacar ----

    Ninguem que se respeita deveria ousar dizer "mas" logo após a frase "Charlie Hebdo quer liberdade de expressão". Essa é uma ideia muito odiosa, pr que além de relativizar a liberdade de expressão vc indiretamente justifica uma série de assassinatos.... PÉSSIMO EXEMPLO PARA A HUMANIDADE!

    O pior de tudo é que esse raciocinio mostra o quanto sua moral é socialmente prejudicial questionavel burra e fraca como uma casinha de papel.... povinho perigoso esses crente! Tambem ne, quem fica ouvindo pastor só pode ter comportamento de ovelha béééé! ja comeu sua grama hj? kkkkk

    ---- O mesmo que não tem saúde pública de qualidade, educação como prioridade, segurança garantida, etc ---- Somos corruptos por natureza, e, uma vez no poder, nós somos usurpadores ----

    amigo, ao invés de defender a valorização desses pontos você vem falar que ---- o ser humano é corrupto e não há nada que possamos fazer---- Vai esperar que Deus venha virar professor médico policial e que de qualidade de vida pro brasileiro? Ta dificil ein, acho qeu ta vendo filme demais..... o todo poderoso n ta se lixando pra gente aqui da terra, TEM QUE AGIR SE QUISER QUE ALGUMA COISA MELHORA, cara tu nao aprendeu isso ate hoje?

    ---- Nossa esperança definitivamente não pode estar em homens -----

    blz entendi mas, o que diabos você quer faz pra melhorar? Fazer macumba ou ficar falando com vc mesmo na esperança de que talvez uma entidade superior super sem nada pra fazer ouça e atenda os epdidos de qualquer humanoide evoluido dos primatas??????

    Ja tamo em 2015 cara acho que já ta na hora de deixar costumes primatas pra trás ok..... esses crente parece que tão desistindo da vida cansado de tentar aí ficam implorando pra jesus voltar e salva-los dessa porcaria de vida neurolinguisticamente programada pra ser uma bosta kkkkkk sério mesmo procura um psicólogo que essa angustia sua passa ^^

    Entao repito aqui seu questionamento ---- em qual lugar sua vida seria menos valorizada? ----- Talvez no inferno que sua querida fonte de esperança "ie: Deus" fez para poder separar os bonzinhos dos maus como se fosse uma favela.

    Tipo eu to falando que esses crente sao perigosos!!!! Parece que nao tem capacidade de raciocinar de maneira clara.... vc quer valorizar a vida dp criminoso que colocou mais de DEZ MIL KILOS DE DROGA pra dentro da indonesia???

    Que moral de merda essa sua, tambem olha o exemplo... o cara fala que é filho do deus de justiça e manda um ladrão pro céu so pq ele disse que se arrepende..... (imagina um ladrao falando "ai juiz me perdoa eu to arrependido" que idiotice)

    ahan, faz todo sentido afinal se seu deus é um bandido preso, julgado e condenado kkkkkkk e ainda dizem que o pregadão ressuitou (só quem viu foi meia duzia de bebado de vinho)

    ao invés de calor, vento e horror você deveria colocar "mediocridade depressão e preguiça" como quem dissesse algo tipo VEM JESUS VOLTA LOGO POR FAVOR por que tô cansado dessa bosta de vida kkkkkkkk que esperança de merda

    ResponderExcluir
  3. Muito prazer, Paullo Di Castro, jornalista, estudante de teologia e blogueiro desde 2004. Nosso debate encerra aqui. Liberdade de expressão é exatamente o que venho endossando todos esses anos, por isso deixei seus comentários, mesmo extremamente ofensivos. Só há construção de pensamento e troca saudável de ideias quando debatemos entre homens, e não entre homem e quem se esconde em perfil anônimo. Desejo paz e alegria pra sua vida, sem ressentimentos.

    ResponderExcluir