Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 13 de julho de 2010

13 de julho: Dia do rock!


Um dia dedicado ao rock é inspirador, você acompanhar por diversos veículos vários momentos, vertentes e pérolas desse ritmo que é o de maior alcance global e de maior contágio a quem dele se agrada. Principalmente por fazer um resgate a vários momentos em que se dá orgulho de um dia terem inventado de se juntar guitarra, baixo, bateria e uma voz potente, tudo em alto volume!
Desde pioneiros como Little Richard, Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones, passando por The Who, Led Zeppelin, Pink Floyd, Smiths, The Cure, Iron Maiden, Ramones, U2 e os mais atuais Nirvana, Oasis, Blur, Red Hot Chilli Peapers, e muitos e muitos outros.
A rebeldia, o comportamento de contestação, o visual ora sombrio, ora elegante, ora rasgado, tudo isso dita as gerações que cresceram ouvindo essas bandas. Mais que curtir um som, os músicos se tornam referências de vida, com lema de sexo, drogas e rock'n roll, essas referência não são exatamente positivas. A geração de Woodstock não deixou um legado verdadeiro. Muito do que se fala do maior festival de todos os tempos é mito. Uma tremenda desordem e falta de estrutura não foram compatíveis com as atrações presentes. E o público que foi, sequer viu alguma coisa nos palcos.
No Brasil a coisa não é diferente, tomando espaço ao lado do samba, o rock nacional marcou épocas, e nos brindou com grandes poetas transvestidos de cantores. Todos os estados, do Rio Grande do Sul ao Acre produz suas versões abrasileiradas do gênero. A cena independente, a democratização da internet, fazem qualquer garagem virar vitrine, e quando levado com seriedade e profissionalismo, ultrapassar as barreiras virtuais e cair na estrada.
O rock pode ter suas crises, e passar por modismo, por deturpação adolescente, mas sempre vai ser o bom e velho rock'n roll, usado para tudo e para todos, sem distinção de raça, classe social, cultura ou religião. E viva o rock!

Nenhum comentário:

Postar um comentário