Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 6 de abril de 2010

"O nosso clube é a nossa glória!"


Passaram-se 67 anos, não são 67 dias, é um caminho longo, mas com muito para ser escrito ainda. O Goiás Esporte Clube é o time caçula de Goiânia, e um por um foi superando os seus rivais até que nos anos 90 consolidou-se como a força máxima do futebol goiano. A maior estrutura, mais títulos, participação isolada na elite do futebol brasileiro e artilheiros.
Primeiro com o tri campeonato goiano em 1991. Nas duas únicas vezes em que caiu para a série B, subiu na vice em 1994 e conquistou o título em 1999. Três vezes a extinta Copa Centro Oeste. Depois veio o penta estadual em 2000. Outro ano inesquecível foi a participação na Libertadores em 2006, quando chegou na segunda fase e vendeu caro a eliminação ao Estudiantes da Argentina.
Faltam exatamente 33 anos para o centenário. Esse número é muito significativo para o Goiás. Dizem que nos primeiros anos os rivais zombavam dos esmeraldinos dizendo serem um time de apenas 33 torcedores. O maior sonho de muitos torcedores e dirigentes, além de um título nacional é construir uma Arena com capacidade para 33 mil torcedores. Mesmo tendo a Serrinha abaixo do tamanho do Goiás, o Serra Dourada já foi adotado como casa, local das maiores conquistas do verde, e um lugar onde todos os adversários jogam precavidos e temerosos ao enfrentar o maior do Centro-Oeste.
São muitos os que escreveram essa história, os principais estão bem relembrados no blog do jornalista esmeraldino Elder Dias. Não é fácil ser um time goiano e brigar com os grandes do futebol brasileiro, mas essas pessoas e uma torcida que "a cada dia cresce mais" o conseguem levar a patamares maiores que muitos clubes mais estruturados e com bem mais tempo de estrada.
Problemas, crises é claro que existem, mas vão sendo superadas, vai-se errando para tentar acertar. O Goiás respira nosso estado não só no nome, mas nas cores, na história, no cenário nacional, nas diversas camisas espalhadas em vários cantos do mundo, na mídia verde que propaga o nome do Goiás com paixão e dedicação: Família Esmeraldina, Portal Esmeraldino e Tribo do Verdão.
A hora do Goiás conquistar um título expressivo se aproxima. Muitas glórias ainda serão dadas a essa imensa torcida, que solta o grito das arquibancadas e contagia os jogadores em campo. O Brasil ainda vai falar muito mais em Goiás Esporte Clube. Tenho orgulho de torcer para esse time, e só para ele, porque sou goiano, moro aqui, vou ao estádio e não preciso de Rede Globo para ser torcedor!

Abaixo várias versões do hino, mostrando a criatividade e talento de nossos torcedores:

Original:


Hino na guitarra (Márcio Antônio Aguiar):

Versão chorinho (Márcio Antônio Aguiar):

Versão Bossa Nova (Márcio Antônio Aguiar):

2 comentários:

  1. Belíssimo e utilíssimo post, meu caro irmão de sangue verde! E muito obrigado pela citação do nosso espaço!!

    Abraço verde!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras amigo Elder. Seu texto também foi digno da história do nosso querido verdão. Abraço

    ResponderExcluir