Vivemos tempos em que o trabalho em comunicação tem sido
transformado por uma nova abordagem que tem ocupado o espaço do texto
tradicional, ou mesmo de grandes reflexões em análises científicas e
literárias. Com o advento de mídias móveis, a facilidade do registro de um
momento por fotografia e filmagens, seja em baixa ou alta qualidade cresce a
olhos vistos, tudo muito acessível a todos. Agora é tempo de imagens serem
protagonistas em várias linguagens de comunicação.
As redes sociais com certeza são uma mola propulsora para
essa realidade. O Facebook cresceu em especial no Brasil com seu designer clean
e que privilegia a postagem de muitas imagens. Depois vieram mídias como o
Instragram, que prioriza totalmente o compartilhamento de fotos e micro vídeos.
O que temos visto é que vale mais registrar o visual, o conteúdo é o de menos.
Até o Twitter que sempre priorizou o texto em 140 caracteres, depois abriu pra
exibição de imagem anexa na postagem.
No whatsapp a sensação é passar os vídeos populares ou
feitos na hora, tudo bem rápido. Isso substituiu de alguma forma as correntes
de e-mail que tanto poluíam nossa caixa de entrada. Agora tudo chega direto no
celular em forma de vídeo. Outro ponto forte da rede é a instantaneidade do
bate papo com a praticidade que mídia nenhuma tinha conseguido criar.
Profissionais de criação gráfica passaram a trabalhar
agregando um pequeno texto a uma imagem, e isso com o apelo visual rende muito
mais visualizações que um texto corrido. Isso tem mudado e muito o marketing
digital. Jornalistas e articulistas tem perdido espaço em só usar a escrita. Em
assessorias de comunicação o que se tem pedido é uma enxurrada de fotos e
vídeos, e quando o assunto é muito importante, se pensa no texto de reportagem.
Por mais belas que sejam imagens trabalhadas e, por mais
fascinante que seja subir uma foto ou um vídeo na hora do acontecimento, a
pobreza de ter apenas um enunciado explicado o momento perde e muito na clareza
e riqueza de detalhes que só um texto pode trazer. Substituir o conteúdo
discursivo por meras imagens é um caminho preocupante.
Hoje o caráter argumentativo que internautas praticam rendem
muito mais meros comentários rasos em redes sociais do que o discurso
elaborado, com começo, meio e fim. A formação intelectual do indivíduo
empobrece com esse padrão de privilegiar imagem. Fotos e vídeos comunicam
diversas coisas, mas até elas dependem de um roteiro que se não for agregado
dará margens pra interpretações que poucas vezes vão comunicar todo o valor que
pode ser explorado.
Certas imagens pode até falar mais que palavras, porém em
um contexto geral, palavras sempre falarão mais que imagens!
Nenhum comentário:
Postar um comentário