Nunca vi tanta tranquilidade no reino da Seleção Brasileira. Várias Copas anteriores foram antecedidas por períodos de instabilidade, de contusões de jogadores que eram peças indispensáveis no esquadrão canarinho. Hoje o que vemos é a disputa por poucas posições, e apenas a lateral esquerda sem um titular absoluto.
O time de Dunga, que foi questionado por muitos, no que me incluo, ganhou tudo o que tinha de relevante em disputa nos três anos e meio de preparação para o mundial. O projeto de técnico deu certo, a identificação de liderança e a bagagem na seleção renderam o crédito do capitão do tetra assumir o arriscado e cobiçado posto. Se saiu melhor que muito comandante de carreira.
Vamos ao time: Júlio César é titular absoluto, prova isso na Inter de Milão, e vive momentos melhores que os bons brasucas Rogério Ceni e Marcos, que já tiveram sua vez (Rogério injustamente nem tanto), pra sua reserva, o Vítor do Grêmio está merecendo a camisa 12, e pra terceiro acho que o mérito seria do Fábio, do Cruzeiro, mas acho que o Dunga levará mesmo o Doni pra imediato. Hélton ou Gomes também devem pintar na lista.
Na zaga, a dupla de duas copas anteriores permanece dona do setor, Lúcio e Juan, com o Luisão de imediato, Thiago Silva merece ser o outro, além de Alex Silva e Miranda, se sobrassem vagas. Nas laterais a coisa é mais complicada. Maicon deve mesmo ficar com a 2, e o polivalente Daniel Alves o acompanhar, sendo opção para a meia e até jogarem juntos, um mais avançado. Na esquerda a dúvida permanece, mas Gilberto, apesar de estar de meia deve ter sua vaga, e Michel Bastos no último amistoso mostrou que tem condições. Outro nome bom é Marcelo do Real. Kléber para mim não te bola para ir.
Na cabeça de área, Gilberto Silva e Felipe Melo devem ser a dupla titular. Pra mim Ramires e Kléberson não deveriam ir, mas o Dunga confia e eles tem bola, sim. Fábio Simplício e Hernanes tem menos chance, mas também seriam bons nomes.
Do meio pra frente, Kaká está garantido, com a 10 e braçadeira de capitão, vários nomes aparecem, e parece que Ronaldinho Gaúcho está fora, acho que ele ficou muito tempo apagado e só agora reencontrou o bom futebol, não fará falta, em 2006 e quando Dunga chamou pouco mostrou. Elano também está confirmado, e de titular provavelmente, acho que o banco lhe cairia melhor. Diego Souza teve altos e baixos, mas poderia ter um lugar, já Cleiton Xavier não mostrou o suficiente para estar lá. Júlio Batista também soma muito ao grupo.
No ataque, Luís Fabiano provou para todos que deve vestir a 9. Robinho veio de fases muito ruins, mas foi muito bem contra a Irlanda, e se encaixa fácil em um ataque ao lado de um centroavante nato. Grafite teve chance muito tarde, mas deveria ir, tá arrasando na Alemanha. O Pato eu acho que sobrou nessa, tá muito novo e terá muitas chances, assim como o Neymar, sobrando uma vaguinha o garoto do Santos podia ir. Nilmar também deve ter vaga, assim como Adriano, que é o melhor reserva como homem de área que podíamos ter, com certeza melhor que Ronaldo Fenômeno, que com tantas contusões, está apagado e não tem a estabilidade para ir para a Copa, foi nessas condições que ele brlihou em 2002, mas seu tempo já passou, é hora de outros brilharem.
Apesar de tanta sujeira no mundo do futebol, uma Copa do Mundo ainda mexe com todo o Brasil, e dá aquela emoção indescritível. Quando a bola rolar na África do Sul, o Brasil pára, e vamos torcer até ficar roucos, e que venha o Hexa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário