Blog do Paullo Di Castro


sábado, 24 de dezembro de 2016

O Maior Presente de Todos



Qual é o seu conceito de presente? O que te faz querer dar presentes? E receber, quem não gosta? Quando pensamos em nossa concepção de presentes e vivência prática, não podemos deixar de pensar em diversas opções, em geral, de ordem material, que satisfaz um gosto pessoal ou mesmo uma necessidade pontual.
Lembro que, quando criança, meus pais tinham a vontade de me agradar, e arrancar de mim um sorriso e empolgação ao ganhar algo novo proporcionado por eles. Porém, deixavam clara a impossibilidade de me presentear frequentemente com um brinquedo, passeio, ou outra coisa, mas me davam coisas muito melhores, mesmo que eu ainda não percebesse isso.
Os presentes fazem parte da vida da gente, seja com a intenção que for ou uso que for dado, mas eles estão por aí, rodando, aquecendo a economia, movimentando o comércio, deixando eventos mais abrilhantados pelos agradinhos compartilhados. Não são todos que tem, muitos possuem pouco, poucos já tem muito. Mas são presentes. E qual foi o presente mais especial que você já passou pela sua vida?
A Bíblia nos conta no segundo capítulo do evangelho de Mateus a história de magos que vieram do oriente, atraídos por uma estrela (eram estudiosos disso), que os guiou depois de uma longa jornada para onde estava o menino que era chamado de Rei dos judeus. Eles levaram presentes à criança: ouro, incenso e mirra. Jesus também foi presenteado!
Olhando para esse cenário, vemos que na manifestação da graça de Deus através do envio do seu filho para estar entre nós e carregar o peso dos pecados que sentenciavam nossa condenação à morte eterna, esse sim, foi o presente mais relevante da história da humanidade! Ao invés nos dar o que merecíamos, ganhamos o presente que nos dá livre acesso a Deus!
No final de dezembro vivemos a dicotomia de celebrarmos com festas e centralidade na figura de Papai Noel, baseado em se dar presentes de toda a sorte, e termos a contramão na figura de Cristo, o Messias prometido e anunciado pelos profetas, que veio e cumpriu sua missão de dar a sua vida em favor daqueles que o amam e o servem. Sim, é extremamente reducionista nos contentar com esses presentes superficiais e esquecermos aquele que nos dá vida!
Você já tem esse presente? É um presente que não se acaba, pelo contrário, nos renova a cada dia. E toda a sua esperança estará nEle, que nunca vai te decepcionar. Bom presente!