Blog do Paullo Di Castro


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Carnaval e a imprudência

Esse texto abaixo está no site do Projeto AQUA, uma plataforma de comunicação que visa divulgar iniciativas sociais do terceiro setor em Goiânia e região. 



Muito dizem que o Brasil só “decola” no ano depois do carnaval. Em ano de Copa do Mundo e Eleições, como ano passado, a prevaricação é maior. Mesmo se visualizando algumas mudanças de mentalidade, a festa popular (muito mais elitizada), continua firme e forte.

No setor da saúde pública e privada, a realidade passa longe da alegria prometida pela mídia aos dias de festa. Tiago Flecha, funcionário de um Banco de Sangue da capital, diz que  enquanto a expectativa de muitos é de muita bebida, sexo fácil, noitadas, o clima em seu trabalho para o carnaval é de outra expectativa: “Nós temos expectativa de muita gente ferida e muita correria na busca por bolsas de sangue, dentre outras situações desagradáveis.”, afirma.

Carnaval representa também uma concentração de contaminações de toda espécie, de higiênicas a DSTs. O Ministério da Saúde distribui milhares de camisinhas para a “diversão” dos foliões. Que ironia pensar em uma enxurrada de proteção acompanhada de um empurrão para a promiscuidade! É incrível o número de adolescentes que engravidam durante esse período, e, principalmente, o aumento de doenças sexualmente transmissíveis.

O governo dá incentivos para o carnaval acontecer, as prefeituras patrocinam para que sua cidade esteja em destaque na mídia e atraia muitos foliões para movimentar a economia local. O abadá dos blocos especiais tem um preço restritíssimo, tem gente que parcela o ano inteiro para conseguir pular por quatro dias dentro de corrente dos abonados, e de preferência, trocar cuspes com quantas bocas conseguir.

Mas a fonte monetária do carnaval não é de total transparência, muitos meios ilícitos correm para bancar a festa do rei Momo: Tráfico de drogas, contrabando, alienação de bens. Já ouvi isso de gente que trabalha lá dentro. Isso não vai para a manchete dos jornais ao lado das fotos das Escolas de Samba vencedores, mas é só virar a página para se deparar com fotos de diversos acidentes automobilísticos, mortes, internações… Onde está a festa?

Os Bancos de Sangue, como o que Tiago trabalha, recebem grande demanda para bolsas de sangue nesse período. Essa semana não deixe de doar! Mesmo que os motivos sejam o excesso e a imprudência, seja de vítimas ou culpados, a necessidade aumenta bastante!

Fonte: Projeto AQUA