Blog do Paullo Di Castro


quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Buscando ser melhor



Nesse ano novo eu queria me espelhar em algumas pessoas para me tornar um melhor ser humano. Temos bons modelos a serem seguidos, exemplos positivos não faltam. Deus quis que alguns homens fossem destacados para nos dar esse modelo. Apesar de serem pecadores, foram usados grandemente e tem suas histórias perpetuadas pela Bíblia.

Queria ser um homem de fé como Abraão. Não é qualquer um que daria seu único filho, gerado na velhice para ser sacrificado por ordem do Senhor. Como Hebreus 13 nos atesta, o grande patriarca tinha uma fé imensa, também capaz de sair de sua terra, pegar todos os seus bens e sua grande família e ir para uma terra que Deus havia de mostrar. Queria essa fé!

Queria ser alguém como Jacó. Destemido a ponto de lutar com o Senhor para ser abençoado. Levantar um lugar que seria conhecido como casa de Deus parece sobrenatural. Trabalhar 14 anos para se casar com a mulher que ama, e ainda ter uma prole de filhos que originariam os territórios de seu país. Queria ser homem de atitude assim!

O que falar de José? Virar um quadro como ser traído pelos irmãos para confiar em Deus e receber dons de interpretar sonhos e alcançar o segundo maior posto de onde está! Ainda vencer tentação tão forte e se manter íntegro em tudo. Salvar sua família da miséria e dar vida melhor pra todos, como não querer ser como José?

Outro nome inevitável é o de Moisés. Ser salvo da morte após nascer, protegido da filha do faraó e com sua própria mãe cuidando. Mesmo gago ser enviado por Deus para tirar o seu povo de um cativeiro e os conduzir para uma terra prometida. Receber a lei do Senhor e liderar todo o povo para seus caminhos. Queria ser um líder como Moisés!

Que fantástico ser como Samuel! Filho de infertilidade que foi prometido ao Senhor e desde pequeno crescendo na casa de Deus aprendendo com o Sacerdote do templo. Ser um juiz que unge o rei, e depois escolher outro rei ouvindo o Senhor olhando para o coração e não a aparência. Queria crescer como Samuel!

Queria ser abençoado como Davi! Ser ungido em meio aos irmãos mais velhos, herdar um reino problemático e o administrar com excelência e vitórias contra os inimigos. Escrever tantos belos salmos mesmo em meio à dor reconhecendo o poder de Deus em tudo. Queria ser chamado de homem segundo o coração de Deus!

Queria orar como Daniel! Em meio a uma prisão se mostrar um servo fiel e não deixar de adorar a Deus em circunstância nenhuma. Ser liberto de leões famintos e conseguir sair de uma fornalha de fogo aquecida mais sete vezes sem nada, ainda interpretar sonhos. Queria ser um jovem como Daniel!

O ministério de Paulo foi fantástico. Plantar tantas igrejas, escrever tantas cartas que são livros bíblicos, pastorear e acompanhar tantas pessoas e líderes de potencial, tudo isso após cair do cavalo para deixar de perseguir cristãos para se tornar um dos maiores dele. Queria ser um missionário como ele!

Nenhum personagem seria um espelho perfeito, exceto Jesus. Em Cristo sim temos todo o modelo de fé e prática que precisamos. Andar sobre a terra sendo Deus, mas sofrendo as mesmas privações de homem, como de fato também era e nos dar o maior exemplo de amor do mundo, em totalidade também em gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Não há ninguém melhor para se seguir!

Fui feito como sou, “mas eu sou o que sou, tenho um coração, um grande sorriso e uma linda canção, se Deus me fez assim, assim vou louvar.”, já dizia a famosa canção infantil. Mesmo com tantos referenciais bons tenho que lutar para fazer diferença para a glória de Deus onde estou, sendo quem eu sou.

Deus me tem dado tanto, o que me falta para ter ser alguém como eles?  Quem ponha em prática a sua palavra. “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12. Feliz novos dias!