Blog do Paullo Di Castro


quinta-feira, 28 de maio de 2009

Tempo Novo-Round

Foi se a época em que PSDB e PP estavam unidos contra a hegemonia de 16 anos do PMDB em Goiás, agora até utilizando-se os meios de comunicação, figuras dos dois lados da moeda se atracam em tudo, e não confirmam rompimento, até quando?

11 anos atrás o cenário era o atual prefeito com a certeza de ganhar mais uma vez o governo, quando surge um "moço da camisa azul", com direito a cozinhar a "panela" de quem mandava por aqui, com Nérso da Capitinga e tudo. Uma forte união que tirou o doce do PMDB, e se alastrou por três mandatos, e não deve chegar ao quarto.

Agora os tempos são outros, é tempo de deputado federal acusar o secretário da fazenda e o próprio governador de coisas gravíssimas, mas o deputado é da base do governo? Não pode ser.
Podem ter divergências de vários fatores, mesmo apoiando as mesmas causas, mas denunciar um ao outro, acaba com qualquer base governista, até a outrora triunfante Base Aliada.

O fato é que na Assembléia Legislativa só dois parlamentares realmente fazem oposição ao governo: Mauro Rubem e Thiago Peixoto, os demais são ecos do Palácio das Esmeraldas, ou se abstem de confrontar o poder máximo do estado, com medo de represárias que comprometam seu futuro político e o de seus partidos.

Quando entra um influente personagem que apimenta a disputa até agora interna, o ex-tucano Henrique Meireles, depois de sete anos no Banco Central pode entrar para quebrar a bipolaridade de Marconi e Íris nas eleições de 2010. Um fator determinante para que Marconi e Alcides rompam de vez, indo Meireles para o lado do segundo, o que não aconteceu nem no racha do passado entre Íris e Henrique Santillo.

Faltam quase um ano e meio para as eleições ainda, porém o ringue já está montado, os lutadores colocando as luvas e trocando de massagistas, resta saber se será um duelo ou um triangular, seja qual for, vai ser muito disputado. A menos que um grande escândalo afaste alguém da guerra, o que acontece mais em nível nacional, mas do jeito que anda Goiás, nada é impossível acontecer por aqui.

sábado, 23 de maio de 2009

Família: Círculo de forças


Sempre que alguém fica enfermo, precisa fazer uma operação de emergência, sofre um acidente, nessas horas que eu vejo o valor de uma família para o ser humano. A dificuldade de atravessar esses momentos se pontua na necessidade de, além de uma total dependência de Deus, precisarmos de um ombro para chorar, de uma ajuda para levar e trazer o que for necessário, um trabalho em conjunto que passa pelos médicos, enfermeiros, camareiros, toda a equipe de um hospital, a força de amigos se preocupando, orando e visitando, mas algo que pode fazer diferença é ter sua família unida para sair dessa situação o mais rápido possível.

Além da questão financeira, que sempre prega peças na gente, por melhor que paguemos um plano de saúde, conheçamos médicos competentes para tratar de nosso querido, temos o lado emocional que devemos superar para ter a energia necessária de acompanhar quem mais precisa. É uma maratona muito desgastante, mas por uma vida que tem valor inestimável ao seu lado, todo esforço é válido.

Por mais problemas que tenhamos em nossa família, na hora do aperto ela é a melhor opção para contarmos. Todo mundo se unir, fazer tudo o que está ao seu alcançe, cancelar os compromissos que forem necessários, e se focar no objetivo de ver quem você ama sofrer menos, se recuparar e entrar em um estágio melhor de saúde, é primordial para nossa casa estar em gozo com uma qualidade de vida digna e justa para todos.

Não são todos os parentes que se apresentam nessas situações, muitos são omissos, só aparecem para requer egoisticamente algo que só atenda as próprias necessidades, mas se você tiver o menor núcleo que seja fazendo o possível para cuidar de um paciente de seu sangue, os outros passam a ser insignificantes em nosso afeto, por mais que os queiramos bem.

Já passei por várias situações de amparar meu familiar necessitado, vi vô, vó, pai, mãe, irmãs dependentes de nossa ajuda, sempre uma doação de amor, tempo e dedicação total fez diferença nessas vidas, não temos o controle de tudo, Deus é quem pode dar a cura, nos trazer paz, e mesmo levar de volta para Ele a vida que Ele mesmo nos deu.

Estou nessa barca de novo, e espero sair bem dela, só me resta me dedicar aos meus queridos, confiar no poder de Deus e crescer como indivíduo com valores familiares que moldarão meu caráter para sempre.

Força vovó, papai, mamãe, Priscilla, Polli, Neurinha, João Marcos, Doris, estamos juntos nessa!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Mais conFUSÃO pela frente

Mais uma megafusão vem aí, depois das gigantes das bebidas se unirem, agora é a vez dos outrora concorrentes Sadia e Perdigão fazerem qualquer frigorífico ficar como um galinheiro!
Eu, que tenho minha família em grande parte residente em Jataí, viajo muito ao sudoeste goiano, passando inevitavelmente em Rio Verde, que antes era mais conhecida por abóboras (brincadeira, a pecuária e agricultura que sempre foram fortíssimas ali).
Mas a cidade deu uma reviravolta, quando lá foi construída uma fábrica monstruosa da Perdigão, que abriu muitas portas de trabalho para a população, os pouco qualificados da cidade não atendiam, e nem os de fora, se não tiver formação para atuar onde precisa, não adianta esse papo de oásis do emprego. Muitos devem se lembrar do estrago que causou uma reportagem do Globo Repórter, o que fez muito peão pegar um ônibus para a cidade e superpovoar a rodoviária, precisando a prefeitura intervir para mandar aquela gente de volta ao lugar em que nunca deveriam ter saído.
O fato é que essa fábrica mudou a vida da cidade, um anel viário foi erguido em frente a entrada, com a pista duplicada, o que dificilmente gera engarrafamento nos horários de pico, visto o vasto número de funcionários indo e vindo e dividindo a pista com os muitos caminhões e carros passantes, dia desses deu um problema em uma caldeira lá e aí o inferno tava anunciado, se não funcionar igual relógio, a ciosa complica. O que pode virar aquela potência com o patrimônio quase duplicado?
Na minha opinião, esses negócios enormes que unem concorrentes nada mais é que a crise econômica de seu tempo. As últimas fusões, ou compras, ou cisão, que aconteceram refletem bem um período de estiagem financeira. A AmBev foi fruto disso. Unir Antártica, Skol, Brahma, etc, era algo impensável. Os refrigerantes indo junto. Fiquei com dó da Kaiser e da Schincariol. Aos trancos e barrancos, vão tentando devorar umas às outras no mercado.
A da aviação foi pior, foi uma desmontada comprando uma quebrada para depois morrerem abraçadas. A VARIG e a VASP, isso depois de ter a TAM como maior rival, que tantos problemas sofreu, e foi a única sobrevivente, disputando egoisticamente com GOL e mais recentemente AZUL!
A telefonia até desanima falar, o apetite das poderosas parecem não ter fim, depois do governo largar o serviço, deixa pras privadas se degladiarem, comprarem umas às outras, fora que a maioria nas mãos de estrangeiros e deixam, claro muita confusão na cabeça dos consumidores, se perguntando qual o serviço que não o vai deixar reclamando com um call center e se sentir falando com as paredes.
A força internacional que terão é indiscutível. Aqui os efeitos podem não ser tão bons. O órgão responsável, CADE ainda não autorizou, mas a Brasil Foods vai chegar para deixar mais poder nas mão de menos. As marcas continuaram com o seus nomes, mas lá atrás sempre vai mudar alguma coisa que irá mexer drasticamente em nosso bolso.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Dia de justiça

Hoje a justiça goiana amanheceu esfregando as mãos, era o tão esperado dia do julgamento do cruel assassino Mohammed D'Ali Carvalho dos Santos, de mals vividos 21 anos, que em uma violência extrema matou e esquartejou a inglesa Cara Marie Burke, de apenas 17 anos. Não bastasse, pegou partes de seu corpo, colocou dentro de malas e jogou em diferentes rios da região metropolitana de Goiânia. Após um rápido relacionamento, um desentendimento ainda mal explicado culminou em um dos assassinatos mais chocantes que o Brasil já viu.
O infeliz, a três anos atrás foi a Londres e conheceu a vítima em uma festa de amigos. Era o início do fim de Cara, que prolongou a relação vindo ao Brasil, mesmo com tão pouca idade, o depoimento dele diz que a jovem era completamente desequilibrada, tanto que optou por viver aqui, sob muito consumo de drogas, e pequenos furtos. Ambos se entregaram a uma sub-vida, à merçê do mundo das drogas, totalmente sem foco de dignidade civil.
Os advogados do réu querem só reduzir a pena dele, afirmando que ele não era responsável pelos seus atos. Alguém que literalmente fez picadinhos de uma pessoa, tirou fotos com o celular, saiu para ir a uma festa logo depois, e ainda jogou os pedaços do corpo separados em um rio. Se isso não é uma sequência de que elabora um malígno plano de subtração de vida, não sei mais o que é ser responsável por nossos atos.
Nossa justiça é obsoleta, arcaica, ineficiente, porém em um caso desse, espero que o enquadramento seja o máximo possível, 30 anos de regime privado, não é isso que vai consertar o indivíduo, porém, afasta-o como perigo iminente da sociedade.
O juíz Jesseir Coelho de Alcântara, que cuida do caso é muito competente, e o júri, com certeza não irá aliviar, o mais importante é que crimescomo esse tenham um castigo capaz de não abrir precedentes, até o próximo louco cometer algo que nunca vimos.
Que energúmenos como os irmãos Cravinhos, Suzane Richthofen, Matheus da Costa Meira e outros jovens que não são dignos de viver em sociedade sejam cada vez mais raros, e possamos ter mais tranquilidade sem temer o nosso semelhante, que pode não ser tão semelhante assim.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Exemplos de vida

Hoje quero reservar esse espaço para falar sobre o que mais tem me alegrado nesses dias, um período em que muitas coisas tem sido difíceis para mim, o motivo de minha alegria tem nome e sobrenome: Luciano Carneiro.

Trata-se de um caso muito atípico, ou você conhece algum outro triatleta que já enfrentou três tipos de câncer e está vencendo o quarto, talvez o mais difícil? Pois é, essa pessoas existe, e para alegria de muitos, que podem compartilhar um espaço em que ele narra todos os dias as etapas de sua última empreitada pela sua valiosa vida.

Esse blog tem impactado muitas vidas, seus familiares, mesmo os que não costumavam sentar-se na frente de um computador, agora não dispensam passar um período do dia lendo as boas novas que o membro mais corajoso dos clãs Prais e Carneiro sempre posta, não falhado um dia sequer, não importando quanta dor sinta, quantas dificuldades tenha, a vontade de vencer é muito maior, como em todo bom atleta. Seus amigos e mesmo até então desconhecidos enchem aquele espaço de apoio, e recebem uma lição de vida nunca vista por ninguém antes.

Muito mais que simplesmente ser um desafio para Medicina, ele é uma prova viva da graça e a soberania de Deus. Sua fé cresce em cada batalha dessa longa jornada, e a faz ser mais curta. E a vida mais longa. De paciente especial, vai encarar uma faculdade de medicina e se tornar um médico com muita propriedade para realizar tão árdua tarefa de zelar pela saúde dos outros.

Após ter recebido duas bolsas de novas medulas que, segundo ele são suas "novas colegas de trabalho" (o humor dele, mesmo nessa situação é contagiante!), vem se recuparando bem, em observação e na expectativa que suas novas moradoras adaptem bem ao seu organismo. Vocês podem acompanhar tudo pelo blog: http://lucianocarneiro.blogspot.com/






Existem casos em que a leucemia não se manifesta mais no corpo, como vem acontecendo com a jovem Marina Tayla, que após grande mobilização por sua cura, em uma campanha que se espalhou pelo Brasil inteiro, não achou ninguém compatível, nem os seus dois irmãos gêmeos, que vieram milagrosamente durante esse processo, mas não para salvarem a irmã, e sim mostrar mais do poder de Deus em sua família. Ela vai vivendo muito bem, é outra futura médica, já longe das batalhas que travou contra a doença.

Mas infelizmente, muitos não tem a felicidade de encontrar alguém compatível para o transplante. É o caso do jovem Rhanyer Paullo, (com 2 "ls" como eu!), ele levantou uma grande bandeira pela causa, mas nos deixou, com o legado de seu maravilhoso trabalho, que pode ser conferido no site: http://www.doemedula.com/

Poderiam ser um roteiro de emocionantes dramas de ficção, mas nada mais é que a mão poderosa de Deus agindo no Luciano, na Marina, em suas famílias e todos que os acompanham, e usando pessoas como o Rhanyer, para que todos possam fazer um pequeno gesto de amor e se tornar um doador, vestir a camisa dessa causa que pode salvar muitas vidas. Um pequeno gesto, principalmente diante do Deus, Autor da vida, que tanto ama seus filhos!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Google-dependência

Hoje foi muito estranho não conseguir acessar nenhum dos sites de propriedade da poderosa Google. Me senti limitadíssimo ao não conseguir checar meus e-mails, participar de meus fóruns de interesse em comunidades do orkut, nem de ver videos interessantes no Youtube. Com tanto poder concentrado em uma empresa, pergunto: é saudável dependermos de um centro de controle para os serviços que mais usamos?
Engraçado que a Google do Brasil não reconheceu a falha em seus serviços, disse que os problemas seriam em alguns ISPs. Não dá para acreditar nisso, visto o tanto de reclamações no Twitter de usuários que, no mínimo por duas horas, não conseguiram entrar nos sites.
A poderosa empresa tem programas muito interessantes de incentivo aos funcionários, lá quem cria é reconhecido. Já imaginaram que um turco chamado Orkut quase dominou o mundo? Ainda bem que tem sites mais interessantes como o Myspace e o Twitter.
Acho incrível essa dependência de serviços da google, é assustador o poder de concentração que ela exerce ao ter domínio dos mais acessados sites da cultura pop. Eles não deixarão a peteca cair assim, dariam muita bobeira se começarem a dar mais "bugs" com uma certa frequência.
No fim, tudo voltou ao normal, nossas visitas diárias podem ser retomadas, até que a próxima pane nos atrapalhe.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Sofrimento


Ninguém passa pela vida sem se abalar em momentos difíceis
É natural nossos sentimentos invocarem a dor
Ouvir um silêncio que constrange e incomoda
Nada é mais terrível que sentir o que não se deseja
Não conseguir a estabilidade de se sentir feliz
Penetra no coração algo que não é bem vindo
Abala nosso interior com pancadas e murmurações
Não é fácil viver esses momentos, mas são necessários
Com eles o homem cresce, precisa de se re-erguer
A perda nos faz precisar de mudanças, rápidas
Porque sofrer por muito tempo não é justo
Um desespero de pensar no que vem em diante
O agora é agoniante, mas não é eterno
Em meio a tantas turbulência, só há uma solução:
DEUS
Ele nunca nos abandona, em qualquer situação!